Os primeiros nomes de Dalvânia
Aos poucos Dalvânia Cardoso começa a dar forma ao seu governo, e os primeiros nomes do primeiro escalão passam a surgir. Faço questão de frisar que não são nomes oficiais, mas obtidos de uma fonte próxima à prefeita eleita. A primeira decisão é que o governo deve ter apenas seis secretarias. Pastas como Cultura e Esporte devem ser unificadas em apenas uma Fundação e outras secretarias devem desaparecer. Outra decisão é que cada partido que fez parte da coligação e teve um bom rendimento nas urnas terá um espaço no primeiro escalão. O PP deve ficar com duas secretarias, mas não será surpresa se o PSL acabar emplacando dois nomes. Um deles já está confirmado. Empresário Agenor Castagna deve ser o secretário de Desenvolvimento Econômico. Pedra Silvano está cotada para a Secretaria de Administração. Tuca Lodetti deve ocupar a procuradoria do município. Também são especulados os nomes de Rosangela Zanolli Manarin para a Fundação de Meio Ambiente e de Israel Rabello para a Secretaria de Planejamento. Esta última vaga, no entanto, também tem outro concorrente forte. Trata-se de Henrique Guglielmi. Como disse, são nomes que brotam nos bastidores, mas que devem ser confirmados nos próximos dias pela prefeita.
Na Câmara
O PP definiu que Itamar da Silva é de fato o candidato do partido à vaga de presidente do Legislativo. Ita, desde a eleição, já vem trabalhando neste sentido e ele mesmo é quem confirma isso. A tendência é que a oposição convirja no nome de Geraldo Baldissera. Os dois tem mais 21 dias para articular e garantir os votos necessários.
Inaugurações
Enquanto o futuro governo se organiza, o atual trabalha inaugurando uma série de obras nesta reta final de gestão. Amanhã tem inauguração de um centro de saúde. Ele terá unidade básica de Saúde, centro odontológico, centro de fisioterapia, centro de especialidades médicas, centro de atendimento materno infantil, ambulatório, saúde mental e a farmácia municipal. Uma grande obra que concentra os atendimentos e evita que a população fique pingando de galho em galho.
Pierini na Câmara, Miri na Famcri
Miguel Pierini será o representante do PP na Câmara de Vereadores de Criciúma. Primeiro suplente da sigla, ele vai assumir a vaga que será deixada por Miri Dagostin. Eleito para mais um mandato, ele aceitou nesta terça-feira o convite do prefeito Clésio Salvaro para comandar a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma e já sinalizou positivamente. “O prefeito acaba de me fazer o convite e eu aceitei. Em janeiro eu assumo a Famcri. É um desafio novo, importante para a minha trajetória política. Tenho confiança que vou conseguir contribuir com a cidade”, afirma Miri.
Força para o PP
O vereador também destaca que a participação no governo é importante para o partido. “Porque abre espaços para novas lideranças exercerem o mandato. É fundamental nesse novo momento do PP em Criciúma”.
Potelecki e Tita
Além do vereador Miri Dagostin (PP), o prefeito Clésio Salvaro também oficializou o convite para que dois suplentes integrem o seu governo. Foram convidados, e aceitaram, Tita Beloli e Aldinei Potelecki. Enquanto Miri vai para a Famcri, Tita vai assumir a condição de Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Já Aldinei Potelecki será o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
Pelos ônibus
Comerciantes de Criciúma encaminharam um pedido ao prefeito Clésio Salvaro ontem. Querem garantias de que o transporte coletivo circule na cidade durante o horário estendido do comércio. Movimentação dos ônibus é fundamental para que as lojas possam ter circulação de clientes. Segundo alguns lojistas da área central essa garantia ainda não existe e sem os ônibus, sem o público que ele transporta, o Natal fica seriamente comprometido.
Bem distante
Levantamento feito pelo Dieese e divulgado na segunda-feira mostrou que o salário mínimo ideal para o brasileiro viver bem seria de R$ 5.289. Valor é bem distante dos 1.045 pagos atualmente.
Agenda extensa
Governador Carlos Moisés cumpre agenda de dois dias na região. Em Criciúma, além de conversar com a imprensa e apresentar números do governo para os empresários, Moisés vai entregar a ordem de serviço para que a JR inicia a restauração da Rodovia Jorge Lacerda. Ponto para o Tiago Marcolino. Ele atua no setor de licitações da JR e me garantiu desde o início que o processo licitatório havia sido 100% correto.
Homenagem
Estrutura do novo Paço Municipal de Içara tem espaço assegurado para homenagear os ex-prefeitos da cidade. É o reconhecimento para aqueles que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.
Duplicação
Pedido de duplicação da SC- 445 com característica de avenida foi repassado ao secretário Paulo Eli. A pauta é a prioridade da Associação Empresarial da cidade. Entendimento é que o projeto vai ajudar a desenvolver ainda mais a cidade. “Pedimos que a duplicação seja incluída no Orçamento do Estado. O secretário nos atendeu muito bem. Vamos seguir cobrando”, afirma Adriana Mara de Olivera, presidente da Acii.
Bom momento
Conversei ontem na Massa FM com o empresário Custódio Abílio da Silva, o Neném do Abimar. Mesmo na pandemia ele mantém o tradicional otimismo e acredita. “Tão logo a Anvisa sinalize uma vacina segura o país volta a andar com força”. Durante a entrevista ele admitiu que o setor supermercadista cresceu mesmo na crise. “As pessoas passaram a ficar mais em casa e consumiram mais alimentos. Além disso o auxílio emergencial ajudou”. Neném também elogiou as atitudes do governo federal. “Acho que o governo as vezes fala demais, mas nesse caso da pandemia o governo agiu muito bem. Não fosse esse auxílio emergencial seria um caos. Muita gente passaria fome. Temo a partir de janeiro o fim do benefício”.
Exemplo
Neném também fez questão de destacar o exemplo deixado pelo setor supermercadista. “Olha o trabalhador do supermercado, o empresário do setor não é inoxidável. Mas nós não contaminamos nossos colaboradores, foram algumas exceções. O que quero dizer com isso é que é sim possível trabalhar com segurança e precisamos trabalhar”, reforça.
Há emprego
Neném também fez questão de frisar que não concorda com essa tese de que há falta de emprego, que a indústria e o comércio não estão contratando. “Estou falando pela região, pelo nosso Estado. Há vagas sim. Se o desempregado sair à rua e procurar vai encontrar trabalho”.
Otimista
Neném segue sendo um dos mais otimistas empreendedores da região e um defensor de que o Brasil dá certo sim. “Eu acredito no brasileiro. Já passamos por tanta coisa, a gente tem o DNA preparado para vencer basta que algumas coisas se encaixem”.