Diplomação virtual

Depois de afetar diretamente o processo eleitoral, a pandemia agora vai afetar também os eventos seguintes, como os atos de diplomação e posse dos eleitos. Responsável pelo cartório eleitoral de Içara, Marcos Antônio da Silva Moraes lembra que já há uma orientação do TSE neste sentido para a tradicional diplomação. O evento, que sempre levou eleitos e suplentes para o cartório eleitoral, com direito a discursos e convidados este ano vai para o computador. Ato seguirá o mesmo modelo das formaturas de colégios e universidades. Será tudo online. “A expedição dos diplomas dos eleitos e suplentes ocorrerá exclusivamente em formato digital, cuja disponibilização ocorrerá na rede mundial de computadores, no endereço www.tre-sc.jus.br/eleicoes/ (opção “Consulta ao diploma”). O ato de diplomação ocorrerá pela expedição dos diplomas e disponibilização na Internet, no dia 16 de dezembro de 2020, às 17 horas, dispensando-se a realização de cerimônia”, resume.

Sem pompa

Programadas para o dia 1º de janeiro, a posse dos eleitos também deve seguir o mesmo caminho. Nada de teatros e auditórios lotados. Será algo simbólico. Eleito vereador e sacramentado presidente da Câmara de Nova Veneza neste início de Legislatura, o ex-prefeito Evandro Gava confirmou nesta manhã, que a cerimônia de posse em Nova Veneza deve ser breve e sem convidados. “É um momento importante para o eleito e vamos fazer algo para marcar. Já conversei com o Aroldinho Frigo (prefeito em Exercício). A tendência é que a gente faça uma cerimônia apenas para os eleitos e ao ar livre. Temos que nos adequar as normas”.

Podia mudar

Aliás, por falar em posse, aí está algo que poderia mudar. Empossar no dia primeiro de janeiro é tirar a importância do ato já que ele ocorre em dia de celebração da chegada de um novo ano, justamente quando a população não está nem aí para a voz do Brasil.

Moisés vem aí

Governador Carlos Moisés vai estar em Criciúma nesta semana. Deve vir na quinta. Ele fará a entrega da ordem de serviço para a restauração da Rodovia Jorge Lacerda, que faz a ligação entre Criciúma e a BR-101 passando pelo Verdinho. É considerada a rodovia de acesso Sul ao município. Obras já deveriam estar adiantadas, mas uma disputa judicial aberta pela Confer atrasou o processo. A empresa de Criciúma entendeu que houve erro no processo e entrou na Justiça. Depois de uma longa espera, o judiciário disse que está tudo certo e que a JR é quem vai executar o serviço. Obra está orçada em mais de 15 milhões e deve ficar pronta até o final dor próximo ano.

Ampliando

Comércio de Criciúma e Içara iniciaram ontem sua programação de Natal com horário estendido. Mesmo com o cenário nebuloso da pandemia os lojistas estão otimistas. Não dá para apostar em um mega crescimento de vendas, mas se bater os dados do ano passado já haverá comemoração. CDLs fizeram sua parte, organizaram promoções com prêmios atrativos e agora aguardam pelos resultados. Ponto extra para Içara é a bela iluminação de Natal ativada na última sexta-feira.

Organizando

Secretário Paulo Brígido vai terminar o ano capacitando os profissionais que atuam na casa do empreendedor de Içara. Conversei com ele ontem na Massa FM. Lembrou que diferente do que foi comentado durante a campanha eleitoral, o processo para abertura de um CNPJ em Içara é rápido. “Em menos de dois dias. Demora um pouco mais se a empresa tiver que passar por vistoria do Meio Ambiente ou dos bombeiros, mas ainda assim é rápido”. Brígido também destacou que os profissionais que atendem na sala do empreendedor estão prontos também para ajudar na orientação aos futuros empresários. “Dando dicas, orientando sobre marketing digital e contribuindo para que a empresa tenha sobrevida no mercado”.

Crítico

O avanço no número de novos casos de coronavírus tem preocupado os profissionais da área de saúde em toda a região. Presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul, Licínio Alcântara confirmou ontem, durante entrevista à Massa FM, o que já havia sido antecipado em nota pelas entidades organizadas que representam os médicos no Sul do Estado. “Estamos no momento mais crítico desta pandemia. Imaginávamos que ele ocorreria no inverno, mas o cenário mais delicado é esse”, argumenta. Dr. Licínio refez um apelo à população para que respeite as normais sanitárias. “Precisamos evitar as aglomerações para controlar o avanço no número de casos. As pessoas precisam colaborar, principalmente agora nesse período de festas de fim de ano. A maior parte das contaminações não ocorre no ambiente de trabalho e sim no ambiente familiar”, pontua.

Previsto

Presidente da Associação Brasileira do Carvão, Fernando Zancan afirma que a decisão da Enge em reduzir sua capacidade operacional a partir de 2021 não é novidade. Faz parte do assunto que foi inclusive tratado recentemente em encontro na Acic. “Isso já estava muito claro”, afirma.