O último confronto
Arnaldinho Lodetti e Alex Michels fizeram nesta quinta-feira o último confronto da campanha eleitoral deste ano em Içara. No estúdio da Massa FM, eles apresentaram suas ideias e tentaram convencer o eleitor porque entendem ser a melhor opção para a cidade. A candidata do PP, Dalvânia Cardoso, não compareceu ao encontro. É uma opção dela, uma ação estratégica da sua campanha. Mesmo não estando presente Dalvânia foi lembrada. Logo em sua apresentação, Alex Michels criticou a ausência da progressista em todos os debates desta campanha. “Isso não é democracia”, disparou. A relação entre Dalvânia e Arnaldinho, no passado companheiros de gestão, também foram alvo do pessedista. “Não é uma crítica, é uma constatação. Eles já foram governo, já tiveram sua oportunidade. Agora vamos renovar”. Arnaldinho Lodetti seguiu a mesma linha adotada em debates anteriores e evitou o confronto em todos os momentos. “A cidade não pode parar. A cidade não pode arriscar. É preciso experiência para continuar o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Murialdo. Eu e o Darolt estamos preparados para continuar colocando Içara como município destaque do Sul do Estado”.
Os temas
Na pauta do debate, saúde, geração de empregos, secretariado, Educação e mobilidade urbana. No bloco reservado a pergunta de jornalistas, o questionamento da jornalista Clarrissa Crispim versou sobre boatos da desistência de uma das duas candidaturas. Tanto Michels quanto Arnaldinho foram enfáticos em garantir que esta é uma possibilidade que não existe.
No horário eleitoral
No último dia da propaganda eleitoral gratuita, os três candidatos levaram ao ar programas recheados de agradecimentos, de muita leveza e de confiança na vitória.
Confiança extrema
Aliás, esta confiança extrema é ventilada aos quatro cantos pela coordenação do MDB. Ouvi de integrantes da cúpula da campanha que coordenação e militância estão convictos que viraram o jogo e vencem a disputa no domingo.
Clima semelhante
Claro que o clima não é diferente no PP. Progressistas e partidos aliados entendem que Dalvânia adotou a estratégia correta. Mais que isso. A avaliação é de que Dalvânia aprendeu muito com a derrota em 2016 e trabalhou intensamente para garantir a condição de prefeita no pleito deste ano.
Pés no chão
Pelo lado do PSD o clima também é de confiança. Um misto de otimismo, mas com os pés no chão. Entendimento é que é sim possível sair das urnas com a vitória. No entanto, há a consciência de que será uma disputa extremamente equilibrada, acirrada e decidida nos detalhes.
Não veio
O desejo de Içara de garantir a vinda do Centro de Distribuição do Mercado Livre para a cidade e impulsionar a geração de mais de 2,5 mil empregos não se concretizou. Em entrevista coletiva ontem pela manhã, Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios, confirmou a decisão. O principal objetivo, de acordo com ele, é diminuir o tempo de entrega do e-commerce. Içara estava na disputa e essa chance despertava o interesse de toda a região. Afinal de contas seria um investimento capaz de movimentar todo o Sul do Estado. Logística e o apoio do Governo do Estado foram alguns dos fatores que pesaram a favor de Governador Celso Ramos.
Fique atento
No dia da eleição vamos ter um cenário novo para todos nós. Não será possível entrar nos locais de votação sem máscara. Você deve respeitar o distanciamento de 1,5 metros entre você e as demais pessoas na fila. Leve sua própria caneta e um documento com foto. Dicas básicas para facilitar a sua vida e agilizar o processo de votação.
Testes
São José começou nesta quinta a aplicação de vacinas da Jhonson & Jhonson. Instituição é uma das 25 inscritas para fazer parte do trabalho que busca uma vacina eficaz contra a Covid-19. Tomara que dê certo e que em breve possamos ter um imunizante que nos garanta tranquilidade.
Subiu
A região carbonífera saiu da bandeira amarela (risco Alto) e voltou a bandeira laranja (cenário Grave). A medida foi provocada pelo aumento no número de casos ativos e de internações por conta da doença. A Matriz de Risco foi atualizada no início da noite de quarta-feira pelo Governo do Estado. Com isso, algumas atividades que estavam liberadas começam a sofrer restrições. Eventos, por exemplo, continuam liberados, mas com redução de público. Pubs, casas de noturnas e cinemas voltam a ficar proibidos de funcionar. Por decisão do Tribunal de Justiça, que ainda pode ser revista, é verdade, as escolas também estariam proibidas de funcionar. Poderemos mais uma vez pagar o preço pela falta de responsabilidade. A torcida agora é para que a região não volte a entrar no vermelho. Sei que para algumas pessoas a avaliação soa como terrorista, com algo vindo do que alguns preferem chamar de “Coronalover”. De maneira alguma. Eu defendo e sempre defendi que a vida precisa seguir. O vírus está aí e vamos ter que conviver com ele, mas para isso é preciso responsabilidade.
Positivo
Inadimplência no comércio apresenta queda de 11,6% nos dez primeiros meses do ano em Santa Catarina. Dados são da FCDL. Expectativa é que o cenário siga positivo até o fim do ano com queda na inadimplência e crescimento nas vendas.
Mourão em Criciúma
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou visita a Criciúma. Mourão fará palestra na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), no próximo dia 7 de dezembro. A vinda do vice-presidente da República foi articulada pelo deputado federal Daniel Freitas.