Balneário Rincão terá um novo pároco

457

Missa de posse do padre Juliano Pacheco Bitencourt será neste sábado, às 15 horas, na igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Balneário Rincão

A Paróquia São Francisco de Assis de Balneário Rincão terá um novo pároco a partir deste sábado (7) com a posse do padre Juliano Pacheco Bitencourt. Ele assume no lugar do padre Bento Ailton Zilli, que será transferido para Jacinto Machado na função de vigário auxiliar. A Missa de posse será realizada na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, às 15 horas, e terá a presença do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, que será o celebrante. Padre Juliano foi nomeado pároco no começo do mês de outubro. Na celebração deste sábado, será respeitada a capacidade de 50% da igreja Nossa Senhora da Conceição e também todas as medidas restritivas da pandemia do novo coronavírus, como o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel.

Juliano está vindo para o Balneário Rincão da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Forquilhinha, onde exercia a função de vigário. A Paróquia São Francisco de Assis é o primeiro desafio que Juliano assume como titular. Ele confessou que o anúncio o pegou de surpresa. “Foi uma surpresa bem grande ser nomeado pároco logo no começo da caminhada sacerdotal. Como coloquei para Dom Jacinto, gerou um pouco de medo pelo desafio, mas no mesmo tempo, muita alegria de poder estar com este povo abençoado”, destaca o padre.

O novo pároco chega confiante para assumir o novo desafio. “Sou muito grato a Deus e ao bispo por terem confiado em mim para este papel. E tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho. Todo o povo pode contar sempre comigo e com as minhas orações. Estarei sempre à disposição”, garante Juliano. Ele já começa a exercer a função para cumprir a agenda de missas na nova paróquia já a partir deste fim de semana.

Caminhada

Natural de Pescaria Brava, padre Juliano Bitencourt deixou a casa dos pais Frederico Mendes Bitencourt (já falecido) e Maria Pacheco Bitencourt. Ele tem dois irmãos e aos 18 anos deixou a casa para vir para Criciúma para trabalhar e estudar. Entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Caravággio, em Nova Veneza, em 2011, quando estava com 25 anos.

Após completar os primeiros anos, no seminário de Caravággio, ele foi cursar Filosofia, na cidade de Brusque, passando em seguida para o curso de Teologia, em Florianópolis, concluindo os estudos no ano de 2019. A ordenação como diácono foi no dia 8 de março de 2019 e a ordenação sacerdotal ocorreu no dia 30 de maio do mesmo ano. Em agosto do ano passado, tornou-se vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Saúde, em Forquilhinha, recebendo o convite em outubro de 2020 para ser pároco em Balneário Rincão.

Chamado de Deus

Criado com os pais, que eram bem religiosos, Juliano sempre participou das cerimônias da igreja junto com a família. Com o passar dos anos, ele sentiu com mais intensidade o chamado para servir a Deus e decidiu entrar no seminário. “Era algo que me acompanhava desde criança, mas em 2011, esse chamado se intensificou e por isso acabei entrando no seminário. Hoje sou padre e posso dizer que sou muito feliz. Sou muito grato a Deus por cada sacramento, cada batizado, cada unção dos enfermos e cada santa missa celebrada”, comemora.