Coluna Anderson de Jesus – 20/10/2020

24

Semana decisiva

Semana começa com expectativa de definições para o futuro do governador Carlos Moisés e para a política catarinense. Na sexta-feira o Tribunal de Julgamento, formado por desembargadores e deputados estaduais, pode definir pelo afastamento do governador e da vice. Se isso acontecer, o comando do Estado ficará nas mãos do deputado Júlio Garcia (PSD), presidente da Alesc. A sessão do Tribunal de Julgamento está programada para as 9 horas. A expectativa é que o caso seja definido neste dia 23, mas a decisão pode ser protelada caso um dos integrantes peça vistas para avaliar melhor todo o processo.

Versão dele

O governador Carlos Moisés disse neste fim de semana que acredita ter os votos necessários para garantir o arquivamento do processo. “Que não tem justa causa e a sociedade já sabe. Acredito que com muita seriedade os votos serão dados para arquivar o processo. Porque o governo precisa trabalhar e fazer o que fez neste dois anos. Esses movimentos tiram a nossa energia. Esse é um processo injusto, descabido e que não deveria ter existido”, ressaltou Moisés.

Antes

Antes do julgamento de sexta-feira, o governador enfrenta um novo embate na Alesc. Os deputados vão a plenário para definir se o processo de impeachment que trata da compra dos respiradores prossegue ou se ele será arquivado. 

Viola no saco

Quem acompanha mais de perto o cenário da política na capital acredita que o governador tem poucas chances de escapar. Já estaria inclusive preparando as malas e deixando a viola no saco aguardando os desdobramentos. 

Pesquisa Paraná

Uma pesquisa encomendada pela NSC junto ao instituto Paraná para avaliar o cenário eleitoral em Criciúma mostra o atual prefeito Clésio Salvaro com uma vantagem tranquila sobre os seus oponentes. Registrada sob número SC-08873/2020, a pesquisa ouviu 610 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A pesquisa foi feita por telefone devido a Covid-19 e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números

Segundo os dados divulgados hoje, Clésio Salvaro (PSDB) aparece na frente, com 64,6% das intenções de voto. Aníbal Dário (MDB) teve 5,7% das intenções de voto; Júlia Zanatta (PL), 4,1%; Cosme Manique Barreto (Podemos), 3,8%; Chico Balthazar (PT), 3,6%; Rodrigo Minotto (PDT), 2,8%; e Ederson da Silva (PSTU), 0,7%. Entre os candidatos com maior rejeição destaque para Júlia Zanatta (PL), com 34,9%, e Chico Balthazar (PT), com 34,8%.  Sejamos sinceros, pode até haver contestação sobre um número aqui ou outro acolá, mas os próprios candidatos reconhecem a vantagem de Salvaro.

E teve campanha

Fim de semana já foi de mobilização de cara de campanha mesmo em Içara. Arnaldinho Lodetti fez uma caminhada, um bandeiraço que atraiu a mobilitância e mobilizou eleitores no bairro Vila Nova. “Foi um grande ato que mostra a força da militância e a confiança que os eleitores tem nas propostas que o Darolt e eu estamos apresentando para Içara”, destaca o candidato.

Michels

Candidato do PSD foi de duas rodas movimentar a militância. Ao lado da vice Bia Vargas também deixou o ato satisfeito. “Movimentação ficou acima do esperado”, ressaltou.

Baixa procura

Uma vergonha a baixa procura de pais e responsáveis pela campanha de vacinação. Eles tem obrigação de proteger os filhos. As crianças não podem ir sozinhas se vacinar. Mais lamentável ainda ver desocupados compartilhando teorias mirabolantes sobre supostos riscos da vacina.

No PP

A opção do PP de Içara é por não realizar grandes atos. Avaliação é que o momento de pandemia não é propício para encontros deste formado. O partido reconhece que a militância até quer, mas o eleitor prefere outro modelo de campanha. Dalvânia e Jandir segue trabalhando nas redes sociais e na conversa mais individualizada com o eleitor.