Debate confirmado e regras definidas

A Massa FM 94.5 realiza um debate nesta quinta-feira com os candidatos ao Governo do Município de Içara. O encontro tem previsão de uma hora de duração e será dividido em quatro blocos. O debate tem previsão para iniciar às 7he30min. Uma reunião realizada nesta manhã na sede da emissora definiu as regras para o debate. O encontro será dividido em quatro blocos onde os candidatos responderão perguntas de tema livre, sobre temas específicos e também a perguntas elaboradas pelos eleitores de Içara. O encontro terá a presença de Alex Michels e Arnaldinho Lodetti. A candidata Dalvânia Cardoso manteve a posição de não participar de debates na eleição deste ano.

Empolgado

Presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes, mudou o discurso e resolveu ampliar o otimismo. Antes o desafio seria fechar o ano repetindo o desempenho de 2019, uma meta já considerada ousada em função da crise provocada pela pandemia. Mas a recuperação do comércio nos últimos meses tem animado o setor. O Dia das Crianças foi um exemplo disso. “Tivemos um movimento muito positivo. Já acredito que vamos fechar o ano com crescimento. Pouca coisa, mas vamos crescer em comparação com o ano passado”, aposta.

Creche 12 meses

Candidato do MDB ao governo de Cocal do Sul, Fernando de Faveri defendeu ontem na Massa FM a implantação de um programa batizado de creche 12 meses. “Para que as unidades fiquem abertas ao longo do ano todo. A criança só vai entrar de férias quando o pai entrar. Isso é mais justo com quem precisa”. De Faveri também se comprometeu com investimentos em Saúde e no saneamento básico. “Vamos fazer um feijão com arroz bem temperado e que vai agradar muito ao cidadão de Cocal”.

Mais um

A Comissão Especial do Impeachment da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a continuidade do segundo processo contra o governador Carlos Moisés. A novidade na sessão de ontem (13) foi a exclusão do nome da vice Daniela Reinehr (sem partido). Com isso, a investigação neste caso será mantida apenas contra o governador. Esse segundo processo de impeachment apura possíveis irregularidades na compra de respiradores junto a Veigamed. Os respiradores, que custaram 33 milhões de reais, foram pagos de maneira antecipada, mas nunca chegaram ao Estado.

Próximo passo

Agora o relatório vai para votação em plenário. Se for aprovado pelos 40 deputados, o processo vai para a Comissão de Julgamento, formada por cinco deputados e cinco desembargadores.

Falando em comissão

O primeiro processo contra Moisés entra na renta final na próxima semana. No dia 23 a comissão processante vai se reunir e, se optar pela continuidade do processo, governador e vice serão afastados imediatamente dos cargos.

Subiu

Puxada novamente pela alta nos preços dos alimentos e dos combustíveis, a inflação subiu 0,64% em setembro, ficando acima da taxa registrada em agosto (0,24%). Esse é o maior resultado para um mês de setembro desde 2003, quando o indicador foi de 0,78%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. No ano, a inflação acumula alta de 1,34% e, em 12 meses, de 3,14%, acima dos 2,44% observados nos 12 meses anteriores.

Polêmica

Integrantes da Diretoria do Sindicato dos Mineiros de Criciúma estão questionando na Justiça um edital publicado pelo presidente da entidade que convoca para a realização de uma eleição para definir a Comissão Eleitoral. “Ele convocou uma assembleia e não contou para ninguém. Tinha prazo para respeitar e ele não respeitou. Ele quer fazer ainda virtual e em ambiente que ele controla. Para participar, a pessoa tem que fazer um pré-cadastro com 48 horas de antecedência. Dessa forma inviabiliza e é isso que estamos contestando”, explica o advogado Alexandre Barcelos João.

Tudo certo

Para o presidente do sindicato dos mineiros, o processo está dentro do que determina o estatuto do sindicato. Segundo Djonatan Elias, a convocação respeita o prazo mínimo de três dias. Ele também garante que a intenção é permitir que o sindicato volte a ser atuante, já que ao longo dos últimos anos teve uma gestão amarrada.