Saúde na prioridade

MDB deve apresentar nos próximos dias o seu plano de governo. Na lista a prioridade número um será a saúde. Quem garante é Arnaldinho Lodetti. O candidato a prefeito afirma que a principal queixa que tem ouvido nas comunidades é a demora para atendimento de especialistas. “Não tem prioridade maior que a saúde. Ele segue na lista. A queixa é por serviços que são responsabilidades do Estado. A queixa é na alta e na média complexidade. Não é obrigação do município, mas vamos encontrar um jeito de resolver. Estamos avaliando, mas sabemos que é sim possível. Vamos buscar recurso extra, se for preciso vamos tirar da pavimentação e vamos colocar para desafogar essa fila de espera”, projeta. Segundo Lodetti o grande diferencial da sua candidatura é o conhecimento da cidade. “Fui secretário no governo do ex-prefeito Heitor, no ex-prefeito Júlio e agora na gestão do prefeito Murialdo, que foi transformadora e tenho orgulho de ter feito parte. Participei das principais ações recentes e importantes da nossa cidade. Conheço a cidade, cada bairro e, junto com o Darolt, vamos manter Içara no caminho do desenvolvimento”, avalia.

Próxima semana

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve encaminhar a formação da Comissão Especial que vai julgar se Carlos Moisés e sua vice devem ou não serem afastados para o prosseguimento das investigações. Será um julgamento diferente. Afinal, com os desembargadores, a tendência é que a gente tenha uma avaliação mais técnica e menos política de todo o processo.

Se organizando

A semana termina com o número de casos de Covid-19 caindo. Isso mostra que gradativamente vamos ter a flexibilização de novas atividades, vamos ter a retomada de serviços de saúde que ficaram comprometidos por conta do combate a pandemia. O que só não pode acontecer é a população relaxar demais, afinal o vírus ainda circula por aí.

No Rincão

Secretaria de turismo já trabalha na organização dos eventos da temporada. Com a redução no número de casos de pandemia, as chances de que grandes eventos sejam confirmados vai aumentando. Desafio é tentar repetir o sucesso das últimas temporadas.

Nova Veneza

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza abre na próxima segunda-feira a Semana da Primavera. Entre os destaques da programação está o lançamento de um livro que vai dar destaque à fauna do município. “Não há na região nenhum trabalho como este. Foi um livro produzido com muito carinho, que vai ser usado pelas escolas e que pode servir de exemplo também para outros municípios vizinhos”, explica Juliano Dal Molin, presidente da Fundação.

Exemplo

Uma das ações que Nova Veneza vai ativar na semana do Meio Ambiente tem inspiração em Içara. “Vamos lançar o programa para incentivar a reciclagem e vamos trocar material reciclável por vale para feira da agricultura familiar. O modelo é mesmo de Içara”, confirma Dal Molin.

Morno

Ontem a Rádio Som Maior fez o primeiro debate com os candidatos de Criciúma. No pouco que consegui acompanhar achei o encontro morno e percebi que os adversários evitaram o confronto com Clésio Salvaro. Resolveram trocar figurinhas entre si para tentar isolar o atual gestor da cidade. Deve, aliás, ser o procedimento padrão dos próximos encontros também.