Com a diminuição do número de casos e a flexibilização das medidas restritivas será possível a volta dos jogos de futebol

Balneário Rincão

Com a diminuição nos casos de infecção do novo coronavírus e com os novos decretos flexibilizando as medidas restritivas liberando a realização dos jogos de futebol amador, os organizadores das competições de verão, em Balneário Rincão, já começaram a se mobilizar para que os campeonatos sejam realizados. O mais ameaçado é o Praião, mas que também deve ser realizado.

Para Claudinei Constante, o Nei, que organiza o Coroa Bom de Bola e os campeonatos noturnos do Verão, nas categorias sub-40 e sub-50, os presidentes dos clubes já estão se mobilizando para terem as equipes em condições de entrar em campo. Ele explicou que até o fim deste mês terá uma posição definitiva, mas que depende da decisão do Poder Público em permitir ou não. “Vamos depender dos protocolos se eles serão mais rígidos ou não, mas a princípio teremos as competições. Praia sem futebol não dá”, pontua Nei.

Na avaliação do organizador, com a liberação dos jogos amadores, parte do protocolo, os campeonatos já seguem, que é a realização dos jogos dias sim e dias não, pois dentro das categorias os jogos são em dias diferente. No 40então, os jogos são nas terças-feiras e quintas-feiras, e já no 50então, os jogos são nas segundas-feiras e nas quartas-feiras. A previsão do início da competição é para o mês de janeiro.

Suíço da Zona Sul

Já o ex-árbitro de futebol amador Valdir Damiani Alves, que promove o tradicional Campeonato de Futebol Suíço da Zona Sul, a organização das competições já está mais adiantada. Valdir já liberou as fichas de inscrições para os presidentes das equipes, principalmente os que já estavam no ano passado. Também algumas equipes novas que desejam participar já procuraram o organizador para pegar as fichas.

Valdir acredita que as competições serão realizadas com a atual tendência de diminuição dos números dos novos casos do novo coronavírus. Para ele, se tiver que fazer as competições com as recomendações sanitárias será possível de os clubes seguirem como por exemplo dos jogadores do banco de reserves usarem máscaras e os clubes levaram álcool em gel para higienização das mãos antes do começo dos jogos, nos intervalos e no fim das partidas.

Valdir ainda ressalta que se tiver que fazer o campeonato sem a construção de arquibancada será possível para evitar a aglomeração da torcida. “Este é um ano atípico e todos têm que fazer um sacrifício para que as competições serem realizadas, sem se descuidar das medidas contra a pandemia”, destaca Valdir Damiani Alves.

Dificuldades do Praião

Já o Praião começará a ser pensado somente após as eleições municipais. O diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fernando Casagrande, explica que os presidentes de clubes estão reclamando que depois do mês de novembro faltará tempo hábil para a formação das equipes, pois dependem de investimentos para a compra de uniformes e a busca de reforços.

Casagrande explicou que a organização poderá antecipar o período de discussão da realização do campeonato já para o fim deste mês. “A princípio não tem nada cancelado”, garante Casagrande.