Ocorrência já foi registrada em outros países, mas o primeiro registro no estado ocorreu em Jaraguá do Sul

Da Redação

Imagine a situação: você compra um produto qualquer via internet e este produto chega em embalagem com caracteres de países asiáticos e saquinhos com sementes acopladas. Estranho, não? Pois casos assim já ocorreram em outros países e o primeiro registro em Santa Catarina ocorreu recentemente em Jaraguá do Sul.

Segundo informações da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), os pacotes não vêm corretamente identificados e alguns descrevem o conteúdo como “joias”. As embalagens possuem identificação supostamente da China. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não haviam solicitado qualquer mercadoria daquele país também têm recebido as embalagens.

Em Jaraguá do Sul, junto com a entrega da mercadoria, um objeto de decoração adquirido pela internet, a pessoa recebeu também outro pacote com duas embalagens contendo as sementes clandestinas. As sementes são de diferentes espécies vegetais não identificadas ainda pela Cidasc.

Ciente da situação já vista no exterior, o morador de Jaraguá do Sul procurou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Por sua vez, a SAR acionou a Cidasc para realizar o recolhimento das sementes e o encaminhamento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo a Cidasc, apesar de parecerem inofensivas, as sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças. Com isso, há a possibilidade de causar prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal.

O Mapa, órgão que fiscaliza a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil, também já fez um alerta para que os clientes tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências sem conhecimento.

A orientação da Cidasc é para que, caso o cidadão não tenha feito nenhuma compra, mas tenha recebido um pacote suspeito, não abra, não semeie e não jogue no lixo. É necessário levar o conteúdo a um escritório da Cidasc ou do Mapa mais próximo para que sejam recolhidas.

EUA e Europa emitiram alerta sobre sementes misteriosas

Países da União Europeia e os Estados Unidos já registraram os recebimentos de pacotes de sementes não solicitados provenientes de países asiáticos. Ainda não há evidências de quando começaram os envios, tampouco o volume de encomendas já distribuídas.

Em julho, agricultores dos EUA relataram o recebimento de embalagens de sementes não solicitados vindos da China. “Neste momento não temos informações suficientes para saber se isso é uma farsa, brincadeira, fraude ou ato de bioterrorismo agrícola”, declarou o comissário da Agricultura do estado do Kentucky (EUA), Ryan Quarles.

O Ministério de Agricultura de Portugal, também emitiu um alerta sobre os sérios riscos que as embalagens com sementes, provenientes de países asiáticos, podem acarretar do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.