Potencialidades de Balneário Rincão são discutidos com lideranças

26

Encontro realizado ontem foi o primeiro para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec

Balneário Rincão

Na manhã de ontem (11) foi realizado o primeiro encontro para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec e o primeiro município que participou das discussões foi Balneário Rincão, que deu início a primeira etapa da formulação do plano estratégico, iniciativa realizada em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que contemplará 12 reuniões com lideranças políticas e empresariais dos municípios.

Os principais pontos levantados sobre Balneário Rincão foram sobre as áreas de turismo, infraestrutura, emprego, criar atrativos e segurança. Entre os desafios levantados durante o diálogo estiveram: criar uma identidade para o turismo e criar mais atrativos em gastronomia e hotelaria, atrair novos investimentos, ampliar a ciclovia, investir em infraestrutura e em saneamento, além do desenvolver a economia, a sua diversificação e a geração de empregos. O investimento em educação para atender a demanda por mão de obra qualificada também foi abordado.

Já entre as potencialidades foram destacadas as festas diferenciadas, as lagoas, a ciclovia, a proximidade do Balneário Rincão com a cidade polo Criciúma, a qualidade de vida e o turismo sustentável. Sobre o que o município deseja alcançar no futuro estão turismo o ano todo na região, com estrutura de hotéis e restaurantes diferenciados, manter cultura local, investir em indústria limpa, serviços tecnológicos e educação.

O prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio, também participou dos debates e considera a discussão muito importante para o desenvolvimento tanto do município quanto de toda Amrec. “Balneário Rincão é um dos municípios mais novo da região e tem um potencial muito grande de desenvolvimento. Esta manhã foi muito importante para pensarmos o município que queremos construir”, destaca.

Etapas do plano

O trabalho será dividido nos quatro momentos de: Diagnóstico, Setores-chaves e eixos e objetivos estratégicos, Projetos estratégicos e Modelo de Governança, todos virtuais, com número de encontros e datas pré-definidas. Ao longo dos próximos meses a Universidade trabalhará em debates e pesquisas junto as equipes de todas as prefeituras em um processo que conta com 20 encontros, divididos em sete etapas de trabalho organizadas de forma clara.

As reuniões com os 12 municípios ocorrerão ao longo desta e da próxima semana. Nas primeiras semanas de setembro, haverá o compartilhamento do resultado da primeira etapa.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, explica que esta primeira etapa é importante para o debate e a coleta de contribuições. “Este é um momento em que todas as pessoas têm espaço para o debate, discussões e reflexões. Momento em que podemos enxergar o hoje, mas também projetar o futuro. Participar do Plano de Desenvolvimento da Amrec significa compartilharmos o nosso saber em prol de toda a região”.