Criciúma solicita critérios iguais para definir vencedores do Prêmio Acic de Matemática

26

Média de corte para estudantes de escolas privadas é maior que a média para escolas públicas. Acic deve acatar pedido e tornar igualitário todo o processo já em 2020

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, solicitou critérios iguais nas avaliações dos estudantes que participam do Prêmio ACIC de Matemática. Segundo o prefeito, o município quer que todos os critérios sejam exatamente iguais para escolas públicas e particulares. Pelo regulamento atual, as médias de corte são maiores para alunos de escolas privadas, o que traria vantagens para alunos de unidades públicas. A solicitação foi feita ontem (3), em reunião com o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, e a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.

“Não queremos distinção entre as avaliações porque entendemos que nossos estudantes estão preparados para as mesmas ‘disputas'”, explicou o prefeito, acrescentando que “equiparar a avaliação auxilia na equiparação do ensino e na busca de uma qualidade cada vez melhor para a educação”.

O presidente da Acic entendeu a solicitação e afirmou que a atitude do município é louvável. “Fomos procurados pelo município de Criciúma para que, justamente, não exista mais nenhuma diferenciação com relação à média de corte aplicada entre as escolas públicas e privadas. Achamos louvável e extremamente pertinente o município primar pela igualdade no critério de avaliação de desempenho dos alunos”, destacou o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Na próxima semana as equipes da educação do município e coordenação do prêmio devem se reunir para ver os detalhes e possíveis alterações. “Entendemos que a educação ofertada pelo município prepara nossos estudantes. Também temos qualificação continuada de nossos profissionais, que inclusive possuem um dos melhores salários de Santa Catarina. Acreditamos ser justo que todos os estudantes tenham as mesmas avaliações”, afirmou a secretária. Criciúma participou de todas as edições do Prêmio Acic de Matemática. Na última edição o município conseguiu 50 medalhas.

Prêmio Acic

O Prêmio Acic de Matemática é promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e tem o objetivo de promover a valorização do ensino da Matemática na vida cotidiana da sociedade. Configura-se como uma ação da entidade em prol da educação, onde se busca, fomentar a qualidade do ensino e o desempenho dos estudantes das escolas públicas e particulares da nossa região no ensino da Matemática.  Ele chega este ano a sua sétima edição, envolveu no ano passado mais de 17,5 mil alunos de 110 escolas e de oito municípios: Criciúma, Siderópolis, Içara, Balneário Rincão, Maracajá, Cocal do Sul, Nova Veneza e Forquilhinha.

A avaliação das provas é realizada em duas etapas onde os alunos que superam a nota mínima na primeira etapa (prova de múltipla escolha) seguem para a segunda etapa, uma avaliação discursiva. A média de corte para as avaliações das escolas particulares e públicas são diferenciadas.