Patriotas querem surpreender

O partido que ficou conhecido no último pleito graças ao Cabo Daciolo, candidato a presidência da república, quer surpreender em Içara. O Patriotas recebeu o reforço da ala Bolsonarista que deixou o PSL e se organiza para disputar o seu primeiro pleito na cidade. “Estamos conversando. Em princípio temos o desejo de ir como cabeça de chapa, mas claro que isso deve ser avaliado. Também já temos a nominata completa para disputar vaga na Câmara de Vereadores. São nomes novos, gente que chega na política com o desejo de fazer a diferença”, explica Marcos Viscardi. Pré-candidato do Patriotas, ele falou ontem na Massa Fm sobre as expectativas para a disputa eleitoral. O partido ainda trabalha na composição do seu plano de governo, mas já tem uma diretriz bem clara para a campanha. “Vamos nos apresentar como os candidatos do nosso presidente Bolsonaro, que vem fazendo um grande trabalho. Também vamos apostar nas mídias sociais. Elas fizeram a diferença em favor do presidente na eleição passada e também devem nos ajudar”. Sobre a cidade, Viscardi fez críticas ao modelo econômico adotado em Içara e disse que a prefeitura afasta os investidores. “Içara tem crescido naturalmente, mas o município espanta os empreendedores. Cadê o Mercado Livre? Porque não investir em uma área industrial. Cadê a Rota dos Trilhos. Só promessas. Carrefour veio porque sabe que a cidade tem potencial que o negócio teria viabilidade. Temos que pensar em investir urgentemente na economia e na educação. Além disso também temos enxugar a máquina que está carregada demais”.

Novos leitos

O Hospital São Donato corre contra o tempo para ativar mais 10 leitos de UTI na instituição. As novas vagas de tratamento intensivo vão reforçar o suporte de saúde pública da região para o combate do novo coronavírus. Inicialmente a projeção da diretoria do hospital era já estar com os leitos disponíveis na próxima segunda-feira. “Não será possível. Ainda estamos trabalhando em alguns ajustes como a ligação do gerador, por exemplo. Neste sábado também vou em busca de componentes que precisamos para ativar a UTI”, explica o diretor administrativo Júlio de Lucca. A expectativa é que tudo esteja pronto até quarta-feira. Inicialmente os leitos ficam na cidade até o fim da pandemia. “Mas claro que a nossa ambição é manter os leitos em definitivo. Ficou claro que temos carência de leitos e não vamos querer perder esse reforço”, adianta.

Vistoria

Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara Rodrigues Mendes, acompanhado de outros parlamentares, visitou o hospital para conferir as obras de implantação dos novos leitos.  A Câmara de Vereadores repassou 100 mil para auxiliar nas obras e equipamentos. “Dinheiro que foi fruto de economias feitas pelo Legislativo e que está sendo muito bem empregado na saúde. Essa legislatura tem se esforçado para ser parceira da cidade e esse é mais um exemplo”, explica.

Não muda

Ainda segue repercutindo a polêmica sobre o novo decreto sugerido pela Amrec. Depois de Urussanga e Criciúma, agora Nova Veneza também mudou de ideia. É que não pegou nada bem a intenção de fechar restaurantes nos fins de semana. O setor é um dos que mais movimenta o turismo na cidade. Em Criciúma o prefeito Clésio Salvaro mantém a posição de que nada muda. “Não alteraremos o horário. A cidade vai apenas reforçar a fiscalização”.

Pela web

Quinta-feira foi de reunião da executiva do Partido Progressista em Içara. Na pauta, claro, o processo eleitoral deste ano. A novidade foi o formato da reunião. Progressistas usaram o Google Meet para uma reunião online. Foi o jeito de manter os líderes mobilizados e evitar aglomerações.