UTI na pauta

O presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes (MDB), está convocando todos os presidentes de Câmara e secretários de Saúde da Amrec. Na pauta, a demora na ativação da UTI do Hospital São Donato. “A estrutura está pronta desde dezembro, foi inaugurada e poderia estar disponível para a população, mas não tem credenciamento e precisamos pressionar o governo para que isso ocorra”, justifica Mendes. Segundo ele, o encontro será na próxima quarta-feira. Depois da reunião, os parlamentares pretendem ir ao hospital para conhecer toda a estrutura. “E em seguida preparar um documento para ser encaminhado ao governo. Se for preciso, uma comitiva vai até o secretário de Estado para que a UTI atenda nossa população”, adianta. Para funcionar, os dez leitos de UTI precisam ser credenciados pelo SUS. No entanto, isso só ocorre quando o Estado recebe a chamada série histórica de atendimentos. “Então para ter essa série histórica, é preciso abrir a unidade e para isso o Estado, por pelo menos quatro meses, precisa assumir o serviço”, argumenta Júlio De Luca, diretor administrativo da instituição.

Planejando

Secretários e demais integrantes do primeiro escalão do Governo de Içara começaram a semana planejando os próximos anos de investimento no município. Foi um encontro para estabelecer metas que precisam estar à disposição da população até o final de 2020. “E que vão permitir ao novo gestor do município de Içara uma cidade mais organizada e desenvolvida”, garante o prefeito Murialdo Gastaldon. Entre as metas projetadas neste encontro estão a ampliação de leitos do Hospital São Donato, totalizando 100 acomodações, ativação da UTI, reformulação do módulo esportivo, construção de ginásio. “Além da reestruturação de toda a área central de Içara. No início do nosso governo resolvemos dar uma atenção diferenciada para os bairros e nesta reta final os olhos da gestão se voltam mais uma vez ao Centro. São ações que vão modernizar Içara e garantir mais qualidade de vida e conforto para a população”. Entre as metas traçadas, claro, está também o novo Paço Municipal, que deve concentrar os serviços do município em um só local.

Posse

Júlio Lopes foi empossado ontem como presidente da Fundação Cultural de Criciúma. É a quarta passagem dele pela função. Prometeu reformular a cena cultural da cidade e investir nos planos e projetos que tradicionalmente já deram certo em Criciúma.

Mais uma marcha

Prefeitos de todo o Brasil rumam para Brasília entre 8 a 11 do próximo mês. Na pauta, os tradicionais pedidos relacionados ao Pacto Federativo, a ampliação dos repasses aos municípios. “E o cumprimento de promessa de campanha do presidente Bolsonaro, que fala em mais Brasil e menos Brasília. Temos uma série de pautas que serão levadas à capital e que esperamos retornar com conquistas”, argumenta o diretor executivo da Fecam, Rui Brown.

Nova sede

Presidente da Câmara de Criciúma, Miri Dagostim, vai a Brasília na próxima semana. Na pauta, encontro com o gestor da Secretaria de Patrimônio da União. Expectativa é retornar da capital federal com o aval para assumir o prédio do Ministério Público do Trabalho, no Parque Centenário. “Com o documento nas mãos vamos reformar a estrutura e transferir para lá o poder Legislativo”, argumenta Dagostim.

Horário liberado

Vereadores de Criciúma estão aprovando o livre horário de funcionamento no comércio da cidade. “É bom para todas as partes envolvidas, pois ganha o empresário, que potencializa sua atividade, ganha a população, pois fica ampliada a escolha do momento em que deseja fazer sua compra, receber seu serviço, ganham os trabalhadores com a maior oferta de emprego e ganha o município”, justifica o vereador Aldinei João Potelecki, líder do Governo na Câmara.

Emprego

Números divulgados pelo Caged sobre a geração de empregos em fevereiro têm dados altamente positivos. Região gerou mais de mil novos postos de trabalho. Em Santa Catarina, foram mais de 25 mil novas vagas. O melhor fevereiro desde 2014. Içara foi novamente destaque, com a geração de mais de 100 vagas.

Repetindo

CDL de Içara deve passar mais um ano como destaque na elaboração de eventos. Entidade já confirmou uma série de campanhas que serão realizadas ao longo do ano, tendo como destaque, mais uma vez, o sorteio de um carro zero quilômetro no final do ano. Repete a receita de sucesso que deu muito certo no ano passado e ajudou o comércio da cidade a fechar o ano com números para lá de positivos.

Mais próximo

PSDB de Içara está cada vez mais próximo do MDB. Tendência é que os dois partidos reeditem a aliança da última disputa eleitoral e estejam juntos no mesmo palanque. Dóia Guglielmi já disse que analisa a possibilidade de ser pré-candidato ao governo. Na segunda ele fez questão de passar no encontro de secretários que planejou ações para o restante do atual mandato.