Nos últimos quatro meses, nesse momento de pandemia do Covid-19, houve um aumento de 60% de procura de atendimento nos consultórios de psicologia. E o mais interessante é a procura por aumento de tratamento para depressão em primeiro lugar, em segundo apareceu o abuso sexual e em terceiro tentativas de suicídio entre outros.

E nos casos de depressão ficou muito claro a falta de conhecimento dos pacientes e a busca tardia pelo tratamento, tornando o mesmo mais longo o processo de cura. Mas vamos lá, você sabe a diferença entre tristeza e depressão?

A tristeza faz parte das seis emoções básicas que todos os seres humanos têm, sendo elas: medo, felicidade, repulsa, surpresa e raiva, estar triste é caracterizado por ter baixa autoestima, sentimentos de solidão, culpa, cansaço, angústia ou dor.

Este sentimento pode ser a resposta para eventos desagradáveis, decepções, morte de alguém próximo, separação, raiva em relação a alguma pessoa, entre outros.

Todos experimentam uma sensação de melancolia em algum momento de suas vidas. Estudos mostram que a tristeza dura mais do que muitas outras emoções, porque tendemos a gastar mais tempo pensando nisso ou seja a tristeza sempre tem um motivo, sempre!

Em relação a Depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo são afetadas. Tendo em vista a importância deste problema na sociedade atual, é muito importante estar atento às diferentes formas as quais a doença pode se manifestar. Já se referindo ao diagnóstico o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) é um dos livros mais utilizados para esse fim, a principal característica desse transtorno são as explosões de raiva recorrentes – em torno de três vezes por semana. Geralmente, a pessoa com esse tipo de problema apresenta um comportamento irritadiço grande parte do tempo e também acessos de violência que são desproporcionais às situações que se apresentam, já a depressão maior ou grave é um caso em que os sintomas se manifestam durante um período de pelo menos duas semanas. Este tipo de depressão pode se manifestar em um caso único, em que algum trauma desencadeia o desenvolvimento da depressão maior. Entretanto, também pode ser intermitente, ou seja, uma pessoa pode apresentar os sintomas em alguns períodos da vida.

Então os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir:

  • Tristeza ou com um humor deprimido;
  • Perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas;
  • Alterações no apetite – perda de peso ou ganho não relacionado à dieta;
  • Problemas para dormir (insônia) ou dormir demais;
  • Perda de energia ou aumento da fadiga;
  • Baixa autoestima e presença de sentimento de culpa;
  • Dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões;
  • Pensamentos de morte ou suicídio.

Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão. E caso você esteja com alguns desses sintomas procure um profissional, seja um psicólogo ou um psiquiatra, e não tenha medo nem vergonha, vivemos em uma sociedade muito preconceituosa. É válido lembrar que não adianta esperar da pessoa os mesmos comportamentos e atitudes que ela teria antes de estar deprimida, a Depressão é uma doença e altera completamente o repertório comportamental do paciente; por isso julgamentos e cobranças não irão ajudar. Tenha paciência… Esse momento requer cautela.