Em alerta

Semana começou com a região em alerta. O motivo é o crescente número de casos de coronavírus. A ordem é manter a vigilância e reforçar as medidas preventivas. Prefeitos estão apelando para a parceria da população para evitar o colapso do sistema. Se isso ocorrer há o risco de que estabelecimentos voltem a ser fechados e isso é muito negativo. Claro que as pessoas já não suportam mais o isolamento, a máscara e a necessidade de ficar em casa. Estou no mesmo time. Mas a verdade é que esse mês tem se mostrado delicado demais. O secretário Acélio Casagrande já havia feito essa previsão e infelizmente ela vai se confirmando. O pedido então é para que você faça a sua parte e contribua para que a gente possa atravessar por essa tempestade o mais rápido possível.

De leve

Governo do Estado editou novas medidas restritivas pelos próximos 14 dias. Nada demais. Apenas a suspensão do catarinense e também a decisão de proibir shows e eventos que promovam aglomerações. No mais, sem mudanças.

Avaliando

Deputado Rodrigo Minotto segue avaliando a possibilidade de disputar o governo de Criciúma. Informação foi repassada pelo próprio parlamentar. “Estamos avaliando. O PDT vai ter candidato a prefeito ou a vice nas principais cidades. Em Criciúma posso ser eu. Uma pesquisa qualitativa vai avaliar o cenário e vamos definir. Certo é que o partido terá candidato”, garante.

Cobrança

Em entrevista à Massa FM, o prefeito Clésio Salvaro cobrou uma participação maior no governador Carlos Moisés nas ações de combate à pandemia. “Cobramos dele que dividisse as responsabilidades, ouvisse os prefeitos, mas agora ele largou de mão. Queremos a presença do Estado nesse combate”. Prefeito também cobrou a participação da população nesse trabalho de combate ao novo coronavírus. “As pessoas precisam obedecer as regras. Se isso não for feito a situação só vai se agravar”.

Alternativa

Centro de retaguarda criado no antigo hospital psiquiátrico do Rio Maina vai receber pacientes confirmados pelo Covid-19 e que precisam de isolamento. A informação é do prefeito Clésio Salvaro. “Para quem mora em uma casa ampla é fácil falar em isolamento. O problema é para quem mora em uma pequena casa, com toda a família. Por isso vamos liberar aquela estrutura para receber estes pacientes. Não sabemos o quando isso vai contribuir para frear o número de novos casos, mas estamos fazendo de tudo”, explica o prefeito.

Sem aulas

Prefeito Clésio Salvaro negou ontem que esteja mobilizando professores para a retomada das aulas na cidade. “Muitas coisas que vão para as redes sociais, a maioria delas, é fake news. Estamos nos preparando sim, mas não há data, não há previsão alguma. Isso só irá ocorrer quando as UTIs estiverem vazias, quando os casos reduzirem. A decisão depende de sinal verde da saúde. A volta as aulas vai movimentar milhares de pessoas e nesse momento isso é irresponsabilidade”, ressaltou o prefeito.

Conscientizando

Conselho Tutelar de Criciúma fez ontem contribuição de material educativo sobre os 30 anos do Estatuto de Defesa da Criança e do Adolescente. “Objetivo é mostrar a importância do Estatuto e do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar na aplicação das medidas protetivas para crianças em Criciúma. O principal problema é o do tráfico quando a criança e o adolescente são usados para o tráfico. Em seguida vem as ocorrências de abuso sexual, todo dia tem registro de casos como este”, explica a conselheira Maria Rosimeri Monteiro.

Dificuldade

Ministério Público está notificando os bancos para que cumpram as regras do Pronampe e facilitem o acesso dos empresários ao financiamento. Empresários tem se queixado da dificuldade em acessar o financiamento.

Liberado

Tribunal de Justiça liberou Governo de Criciúma para continuar comprando equipamentos de iluminação pública conforme o contrato. Entendimento no TJ é que não há prejuízo ao erário. A medida suspende decisão liminar da comarca de Criciúma feita pós ação do Gaeco.