Cinco partidos já firmaram compromisso de compor coligação para enfrentar atual prefeito no pleito de 15 de novembro

Balneário Rincão

Mesmo com o adiamento das eleições municipais para o dia 15 de novembro, os partidos não pararam de trabalhar neste período pré-eleitoral. Em Balneário Rincão, a disputa se encaminha com duas forças. Uma liderada pelo atual prefeito Jairo Celoy Custódio, que irá a reeleição, com Luiz Gustavo da Luz Neto, de vice, e outra de oposição composta por cinco partidos (PSDB, PP, PT, Avante e PSL). O candidato desta coligação será escolhido através de uma pesquisa.

O PP é o único partido da coligação que ainda não definiu quem será apontado como único pré-candidato, pois tem dois nomes na disputa. O partido deve definir na próxima semana, antes que a pesquisa seja lançada. Os cogitados para concorrerem a prefeito são o professor Vidal dos Santos e a assistente social Mida Viana. O vereador e presidente do partido, Gustavo de Jesus, definiu priorizar a disputa a uma vaga na Câmara de Vereadores e declinou de ser pré-candidato a prefeito.

De acordo com o professor Vidal dos Santos, o partido escolheu três nomes para compor a Comissão de Negociação. Irão representar os progressistas no processo da escolha dos nomes para a majoritária o vereador Gustavo de Jesus, o empresário Naelti Viana e o professor Vidal dos Santos. “Queremos estar com o nome definido no começo da próxima semana para que entre na pesquisa”, informou o professor.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu como pré-candidato para entrar na pesquisa que definirá a majoritária o vereador João Piccolo. “O partido escolheu o meu nome e irei participar da pesquisa”, explicou. Segundo o vereador, os partidos estão buscando um nome que contemple uma mudança na forma de governar, fortalecendo a democracia.

Caso João Piccolo não seja o escolhido na pesquisa para compor a majoritária, ele já definiu que irá tentar mais uma vez uma vaga na Câmara de Vereadores. Piccollo já está no segundo mandato e tentará continuar por mais uma legislatura. “Estamos encaminhando e trabalhando os nomes para compor a nossa nominata. Queremos permanecer com representante no Legislativo”, pontua.

Avante reforça bloco

O Avante também aderiu a coligação e colocou o nome do presidente da Câmara de Vereadores, Mauri Viana, como pré-candidato. Mauri fará parte da pesquisa. O Avante também prega que deverá haver mudança na forma de governar, priorizando mais as pessoas. O partido acabou perdendo duas peças nos últimos meses, pois o secretário de Saúde, Rogério Cardoso, e um dos fundadores da sigla, Ariosvaldo Borges, acabaram decidindo por apoiar e fazer parte da atual administração.

O PSDB traz como opção para fazer parte da pesquisa o suplente de vereador Charles da Rosa. Ele fala que o partido está com a nominata para a Câmara de Vereadores praticamente definida, mas que mantém os nomes em sigilo para evitar as investidas de outras siglas. “Já perdemos alguns nomes por ter anunciado com antecedência”, desta Charles.

Segundo ele, o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito da coligação deverão ser definidos antes do período das convenções, que é para que os partidos estejam afinados para a campanha. Na próxima semana, os representantes de cada sigla farão outra reunião para definir o lançamento da pesquisa. Ainda faz parte da coligação o PSL, que tem como pré-candidato o advogado Augusto da Silva.