Ao todo, mais de 800 kits para estudantes em situação de vulnerabilidade já foram distribuídos

Içara

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, visando contribuir com alunos em vulnerabilidade, distribuiu kits com alimentos que estavam na escola e alimentos provenientes da agricultura familiar, utilizados já na alimentação escolar.

De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, a intenção é evitar a insegurança alimentar e nutricional aos estudantes, que na educação infantil, recebiam até seis refeições diárias. “Entendemos que há muitas famílias em situação difícil e os kits foram montados para que esses alunos consigam manter a alimentação como se estivesse indo até à escola”, explicou.

A primeira etapa dessa doação, que aconteceu em abril, e contou com o fornecimento de alimentos que já estavam nas escolas e que estavam próximo da data de vencimento. Na segunda etapa, que teve início no final de maio e deve ser concluído no próximo dia 17 de junho, serão atendidos cerca de 850 alunos, com alimentos da agricultura familiar como frutas, verduras, ovos, além de arroz, feijão, carnes e outros itens não perecíveis.

Preparação

As nutricionistas do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia planejaram, orientaram e participaram da organização dos kits de alimentos da alimentação escolar.

Segundo a nutricionista Rúbia Cunha de Souza Raupp, o acompanhamento do recebimento dos alimentos in natura, montagem dos kits e a logística foram realizadas por uma equipe de funcionários da Secretaria de Educação. “Fizemos em conjunto com as unidades escolares e nestes locais, os diretores terão o cuidado ao orientar, organizar e agendar o atendimento, garantindo todas as condições sanitárias de segurança de acordo com as normas vigentes”, disse.

“O trabalho em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda foi fundamental para o projeto e garantiu segurança para conhecer e acolher da melhor forma o aluno do município”, destacou a nutricionista da Secretaria de Educação, Carolina Moriconi.

Critérios a serem seguidos

Entre os critérios para a seleção dos alunos estão: ser matriculado na rede municipal de ensino, beneficiário do programa Bolsa Família ou ter recebido algum tipo de benefício eventual. Algumas famílias receberam o kit alimentação escolar em casa, e em alguns casos o responsável pelo aluno o retirou na unidade escolar próximo a sua residência após agendamento.