X-Bacon na versão hambúrguer
Chef PV Show ensina a preparar um cheese bacon na churrasqueira, na grelha de parrilla
O X é muito popular no sul do país. Independente da versão de do estabelecimento, ele é a abreviação da palavra cheese, que significa queijo. O Cheese Burger é feito com carne e queijo. O Cheese Burger Salad é carne, queijo e salada. E assim, vai. Como quase todos vão carne, com o passar do tempo, extinguiu-se o uso da palavra burger. Foram então que surgiram os cheese bacon, chesse salada, que mais tarde se transformaram em X. X-Salada, X-bacon, etc.
Essa evolução transformou também a carne, que passou a ser temperada e feita bem fininha, como um elemento que não ganhasse tanto destaque no lanche. Os X foram se afastando da realidade do hambúrguer. Agora, com novos estabelecimentos e conceitos, fazemos o caminho inverso, valorizando novamente a carne como elemento fundamental do prato.
E transportar o x para a realidade do hambúrguer, consiste em obter um blend (nome dado a mistura de carnes para obtenção do hambúrguer perfeito) saboroso, que vai nortear todo o sabor do lanche.
Pensando nisso, apresento a vocês a minha versão do Chesse Burger Bacon, ou intimamente chamando, o Chesse Bacon.
Ingredientes: Pão de hambúrguer, blend de costela com acém 200g, queijo mozzarella maionese, mostarda, melado, sal e pimenta do reino, além de tiras espessas de bacon.
Modo de preparo: começamos acendendo o fogo na churrasqueira e deixando a grelha esquentar. Use a técnica dos 5 segundos com a mão na altura da grelha. Se em menos de cinco segundo você não suportar o calor na palma da mão, está quente demais. Se o tempo for de mais de cinco segundos, está fria demais. A temperatura é fundamental para um bom churrasco.
Com o fogo certo, tempere o hambúrguer com sal e pimenta dos dois lados e leve a grelha. Serão 3 minutos até que você vire. Ao virar, já coloque os bacons para tostar e acrescente o queijo à carne. Após 1,5 minutos, vire o bacon e com mais 1,5 minutos reserve-o, juntamente com a carne.
Toste os pães para que fiquem crocantes e absorvam um pouco do sabor de fumaça. Monte colocando a base do pão, o molho, a carne e por fim as tiras crocantes de bacon. Feche com a tampa e bom apetite.
Obs: Se você gosta de carne bem passada, faça o hambúrguer mais largo e fino. Se gosta de carne ao ponto, use ele menor e mais espesso.
Esse é um lanche que, com certeza, foi preparado para evidenciar o sabor da carne, por isso a escolha da costela, um corte sensacional. Você encontra no canal Chef PV Show, no Youtube o passo a passo dessa receita ou clicando no QR Code. Se você tem uma receita especial de hambúrguer, nos mande no e-mail cozinhacomalmondega@gmail.com. Quem sabe, a sua receita não aparece aqui na coluna ou então, nos nossos vídeos no Youtube.