As decisões de Moisés

O governador Carlos Moisés acaba de assinar decreto confirmando a volta do transporte coletivo municipal e intermunicipal a partir da próxima segunda-feira (8) em Santa Catarina. Já o transporte interestadual segue suspenso até o início de agosto. Durante a manifestação, acompanhada pelo prefeito de Caçador Saulo Sperotto, presidente da Fecam, o governador também indicou que essa medida pode ser revista. “Não é uma flexibilização. Se houver a necessidade podemos ampliar as restrições no decorrer de junho, julho. Vai depender do comportamento do vírus em Santa Catarina”, explicou o governador. Moisés também confirmou que as decisões serão regionalizadas. “Há regiões onde o rigor terá que ser maior por conta do número de casos, mas há cidades ondem não se tem casos. Nestas cidades a situação será diferente”.

Aulas e eventos

Durante a coletiva de ontem que confirmou a volta do transporte coletivo a partir da próxima semana, o governador Carlos Moisés também sinalizou com a volta de algumas atividades. Vale ressaltar que todas as previsões levam em conta o cenário atual. Caso Santa Catarina registre um crescimento anormal dos casos de coronavírus todas estas posições serão revistas. Nas projeções de hoje os cinemas, teatros, casas noturnas, parques temáticos, realização de eventos, shows e espetáculos estão suspensos até o dia 5 de julho. “Os eventos esportivos da Fesporte estão suspensos também até o dia 5. Outras competições vamos avaliar, mas o acesso ao público está vetado até o dia 5 de julho”, reforçou Moisés.

Ensino superior

Também a partir do dia 6 de julho podem ser liberadas, de maneira regionalizada, a volta as aulas nas universidades. “A partir desta data vamos avaliar, em cada região a volta as atividades presenciais no ensino superior. Já as aulas na rede pública e privada de ensino infantil, básico e médio segue suspensa até o dia 2 de agosto”, adiantou.

Inovando

Unesc apresentou ontem o Unesc Tec. São 21 cursos voltados a formação de técnicos. Objetivo é garantir mão de obra qualificada para atender a demanda apresentada pelo mercado de Trabalho do Sul do Estado. São cursos mais acessíveis, que democratizam a acesso a universidade. Bela sacada da professora reitora Luciane Ceretta e de sua equipe. Inscrições já podem ser feitas no tec.unesc.net.

No plano

Essa formação de mão de obra técnica e qualificada faz parte também do Plano de Ação que está sendo desenvolvido pela Unesc para a retomada do crescimento regional pós pandemia. Em um cenário que indica dificuldades a mão forte da Unesc será fundamental para acelerar a recuperação do Sul do Estado.

Suspensa

CPI da Afasc foi suspensa por sete dias pelo presidente da Câmara Tita Beloli. Presidente atende ao requerimento protocolizado pelo vereador Arleu da Silveira. No requerimento, o vereador Arleu da Silveira alega que foi indicado para compor a Comissão Temporária, sendo que durante a reunião destinada à votação do presidente, relator e secretário o então presidente eleito, vereador Zairo Casagrande, praticou ato atentatório ao decorro parlamentar e arbitrário e impediu a participação do parlamentar.

Socorro aos agricultores

Secretaria de Agricultura de Içara começa a semana atendendo pelo menos 80 produtores rurais que estão sem água nos poços e açudes. “Está faltando água para os animais, para irrigação e para as pessoas. A Casan está doando a água e estamos pagando apenas o transporte. Esse socorro, a julgar pelas previsões, vai se manter pelas próximas semanas”, explica o secretário Ivan Isoppo. Em Cocal do Sul, situação crítica e racionamento.

Pontos de ônibus

SC 445 vai ganhar mais de 50 pontos novos pontos de ônibus. Anúncio foi feito ontem. Essa é uma velha reivindicação da comunidade. Mas vale lembrar que eles não são suficientes. Pedido também cobra os equipamentos em vários bairros da cidade.

Empregos

Imagem mostra a diferença na geração de empregos em Içara entre o ano passado e esse. Município, pelo menos, tem um coringa na manga. Deve ter os números negativos amenizados pelos empregos que serão gerados pelo Combo, Atacadão e MM Rosso.