Questões de informações e cuidados a serem respeitados durante a pandemia serão reforçados

Içara e Criciúma

O número de casos do novo coronavírus seguem aumentado na região e as medidas de prevenção e proteção são sendo reforçadas pelos municípios diariamente. Em Içara, desde o dia 15 de abril, é válido o decreto de obrigatoriedade do uso de máscaras para os moradores que saírem na rua. Entretanto, tem sido comum o flagra de desrespeito a norma de muitos cidadãos. Por conta disso, a Secretaria de Saúde do município, juntamente com a Vigilância Sanitária, a Defesa Civil e os Agentes de Trânsito, estiveram em reunião ontem (27) para discutir sobre um aumento na fiscalização.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, a intenção é continuar mantendo os números baixos de confirmados com Covid-19. “Buscamos esses parceiros para intensificar a fiscalização das medidas do uso de máscara, evitar aglomerações e reforçar para que todos mantenham as distâncias e respeitem as medidas”, disse. Durante a reunião ainda foi apontado o registro de muitos casos de aglomeração na cidade e que muitos dos flagras referente ao não uso da máscara são de pessoas que praticam caminhadas e corridas ao ar livre, principalmente nos fins de tarde.

Dessa maneira, a intensificação nas fiscalizações será realizada nas ruas, junto com o trabalho de orientação e entrega de máscaras. “A Polícia Militar é parceira e vamos juntos com os agentes fazer um trabalho reforçado no monitoramento no município”, pontuou o Major Alberto Cardoso Cichella, da PM de Içara.

Mais monitoramento

Em Criciúma, a Secretaria de Saúde também esteve em reunião ontem, e o assunto foi a intensificação dos serviços de monitoramento. A decisão ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Dr. Antônio Pazini, situada no Edifício Joacir José Milanez. Na macrorregião do centro, serão disponibilizados quatro telefones para a população tirar suas dúvidas referentes aos serviços de saúde, o que inclui orientações no combate e prevenção ao coronavírus.

“Neste momento delicado de pandemia estamos evitando ao máximo a aglomeração de pessoas em unidades de saúde, mas não podemos deixá-las sem assistência. Vamos buscar humanizar o máximo possível os nossos serviços para que a população criciumense possa estar bem amparada, principalmente na situação atual”, destaca o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Além disso, através da central telefônica também será possível realizar o monitoramento dos pacientes. “As informações para essas pessoas que tiverem casos confirmados são fundamentais. Recebemos muitos questionamentos e precisamos orientar de maneira correta para segurança dos contaminados e dos cidadãos criciumenses”, finaliza Casagrande.

A ideia é o projeto seguir ainda para todas as outras 48 unidades de saúde do município.