Referência no segmento, a Junior Express registrou aumento nos serviços da área da saúde com a situação da pandemia

Criciúma

Há 18 anos no mercado, a empresa Junior Express, localizada em Criciúma, realiza o serviço de entrega por toda a região. Trabalhando com todos os setores da sociedade, as mercadorias transportadas através das motos e carros de pequeno porte vão desde a área da saúde, como farmácias e hospitais, até serviços gerais, como floriculturas, oficinas e demais. De Porto Alegre à Florianópolis, a Junior Express realiza aproximadamente 215 corridas por dia, chegando a somar, em alguns momentos, 10 mil entregas no mês.

A história da empresa começou oficialmente no ano de 2002, mas antes disso a ideia do próprio negócio já passava pela mente do proprietário, Airton Dias. Com uma visão empreendedora, ele, que trabalhava há 23 anos na gerência de lojas de móveis e eletrônicos, cansou da rotina do ramo e viu no aumento de carros nas estradas uma nova oportunidade. “O trânsito iria cada vez apertar mais por conta da pouca infraestrutura e percebi que a moto seria a solução disso”, conta. Iniciada de uma empresa falida e com a ajuda de dois amigos, hoje a Junior Express conta com mais de 70 funcionários com carteira assinada.

Com cursos e reuniões, eles são capacitados frequentemente para aprimoramento nos setores. Além daqueles que trabalham no escritório e na central, com o serviço chamado Pizza Quente, de entrega instantânea, muitos funcionários dividem-se para trabalho fixo nas empresas. Com acordos com os empresários da região, o valor da prestação de serviço também pode ser cobrado apenas quando chamada. Dessa maneira, a Junior registra hoje mais de 200 empresas trabalhando em conjunto.

Negócio familiar

Apesar da grande quantidade de funcionários, a empresa tem como base a administração da família. Dois dos filhos de Airton trabalham com ele no escritório em Criciúma. Já a filha, Franciele de Sousa Dias, comanda a filial localizada na cidade de Tubarão. Após 17 anos trabalhando na empresa com o pai, Franciele recebeu o novo negócio para comandar por conta própria.

Além de Tubarão, a ideia de expandir os serviços da Junior Express é presente. O próximo município a receber uma filial da empresa é Araranguá, que, como caracteriza Airton, se trata de uma região com uma grande quantidade de clientes que necessitam do atendimento direto. “Iremos fazer algo grande por lá e já estamos começando a atuar, com uma reserva de quatro funcionários. Só estamos esperando que essa pandemia passe para podermos abrir o novo escritório”, destaca ele.

O adiamento da inauguração da filial não foi a única mudança causada por conta da situação da Covid-19. Apesar de não pararem, por serem considerados serviços essenciais, o ritmo diminuiu no início da pandemia por conta do fechamento de alguns segmentos. Entretanto, trabalhando com a área da saúde, Airton dá destaque para o aumento de serviços. “Alguns médicos realizam consultas via videoconferência, fazem a receita e o motoboy vai até o local pegar para o paciente, realizar a compra na farmácia e entregar em residência. São maneiras de os cidadãos não precisarem sair de casa, evitando correr riscos. E assim estamos tocando neste período. Sempre com essa vontade de fazer a coisa certa e mantendo o respeito do empresariado”, encerra o proprietário.