Içara
O município de Içara apresentou mais um caso confirmado de coronavírus em seu boletim epidemiológico de ontem (12). Agora a cidade registra 21 casos positivos, sendo que 16 destes já estão curados. O número de suspeitos e pacientes monitorados também aumentou de acordo com boletim. Na segunda-feira (11) eram três pacientes com suspeita da doença, agora são cinco. E de 43 os casos monitorados subiram para 48.
Confirmado com o novo coronavírus, o paciente de 46 anos de Sangão permanece em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato. A paciente de Balneário Rincão, que aguardava o resultado do exame em um leito da clínica, foi liberada ontem. Desse modo, permanece no hospital apenas uma mulher de 56 anos, moradora de Içara, com suspeita da Covid-19. O exame já foi coletado, mas até então não houve retorno com o resultado.
Na região, Nova Veneza registrou ontem o oitavo caso do novo coronavírus, no boletim da Vigilância Epidemiológica do município. O paciente é um homem, que se encontra em isolamento domiciliar. O número de casos suspeitos com esse novo caso sobe para 27.
Estado confirma 73 mortes
O Governo do Estado informou no boletim de ontem que há 3.733 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O número foi divulgado pelo secretário da Saúde André Motta Ribeiro em pronunciamento on-line. Desde o início da pandemia, 73 mortes já foram causadas pela Covid-19. Esses números colocam a taxa de letalidade do Estado em 1,96%.
Os óbitos mais recentes são de duas mulheres, moradoras de Xaxim (76 anos) e Jaraguá do Sul (64), e dois homens, de Joinville (92 anos) e Papanduva (38). Apenas este último não tinha registro de comorbidades.
O secretário destaca que no momento o índice de isolamento social do Estado é de 39%, o que é preocupante, já que está abaixo dos 50% que se considera o minimamente aceitável. “Se nós não tomarmos algumas atitudes, esse índice pode fazer com que a taxa de incidência do vírus no nosso Estado aumente, comprometendo as estruturas já postas. Ainda estamos em um cenário tranquilo, são 75 dias desde o início da pandemia, mas se o nosso índice de isolamento social não se adequar a gente talvez passe por algumas dificuldades”.
Desde o início da pandemia, 295 pacientes já tiveram alta da unidade de terapia intensiva (UTI) para leitos de enfermaria. Atualmente, há 113 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de UTI, entre casos confirmados de Covid-19 (68) e suspeitos (45). O Estado está com 498 leitos de UTI reservados para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 17,1%.