Estado registrou ontem 2.917 casos confirmados, mas “não será o próximo epicentro” da doença

Da Redação

Santa Catarina chegou aos 2.917 casos confirmados de Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés por meio de entrevista coletiva nesta quarta-feira, 6.

O Sars-COV2, que provoca a doença Covid-19 e provoca falência respiratória, já causou 59 mortes em Santa Catarina desde o início da pandemia. O óbito mais recente a entrar nos registros foi o de um homem de 80 anos, morador de Siderópolis, falecido no último dia 30. Ele apresentava comorbidades.

Canoinhas, Treze Tílias e Xanxerê foram incluídas na lista dos municípios que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora está em 154 cidades. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que soma 375 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (263), Joinville (223), Chapecó (189), Criciúma (156), Itajaí (116), Balneário Camboriú (111), Concórdia (110), Braço do Norte (101) e Camboriú (76).

Um total de 122 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (61) e suspeitos (61). A ocupação de UTIs reservadas para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 17,3%. Atualmente, são 498 leitos no total. Um total de 231 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia.

SC “não será” o próximo epicentro da Covid-19

Na coletiva de ontem, o governador Carlos Moisés “desmentiu” a informação do Ministério da Saúde de que Santa Catarina será o novo epicentro do coronavírus no Brasil. “A situação no Estado está sob controle. Há uma confusão nos números colocados no sistema. A nossa curva continua idêntica ao que existia, não houve picos. Temos números de fevereiro que foram colocados no sistema, pode parecer que teve crescimento, mas foi ao longo do tempo. O cenário continua dentro do esperado”, enfatizou.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse que pelas projeções iniciais, o pico seria no final de abril. “A expectativa mostrava que teríamos 800 pacientes em ventilação mecânica e eram 90. Santa Catarina testa mais os seus pacientes e subiu dados em dois dias. As projeções são as mesmas. Apesar do cenário ser favorável ainda as coisas podem piorar. Não podemos relaxar nas medidas que estão sendo orientadas”, disse.

Foco do coronavírus no IGP

Em Criciúma, ontem, um servidor estadual do Instituto Geral de Perícias (IGP) lotado no município apresentou suspeitas do novo coronavírus e, por causa disso, o setor foi fechado. As atividades do IGP-Criciúma ficarão suspensas por sete dias, a partir de hoje, como medida preventiva tomada pelo órgão. Os servidores que tiveram contato com o suspeito também ficarão em quarentena durante este período. O servidor em questão já está em isolamento domiciliar e aguarda pelo resultado do exame.

Com isso, os atendimentos agendados foram todos cancelados e será necessário um novo agendamento através do site do IGP. Durante o período de suspensão das atividades no setor, procedimentos de higienização e desinfecção serão realizados no local.

Içara com os mesmos números

O município de Içara permanece com os mesmos dados em relação a Covid-19. São 20 casos positivos confirmados na cidade, sendo que 10 destes já estão curados. O número de moradores com suspeita do vírus também continua em 10 e são 68 que seguem sendo monitorados.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato, atualmente se encontra um paciente com caso confirmado de coronavírus, um homem de 46 anos, morador de Sangão. O paciente de Laguna, que até então estava com suspeita da doença, teve o diagnóstico para Covid-19 descartado na tarde de ontem (6). Ainda assim, ele permanece ocupando um leito no hospital.

Balneário Rincão

Balneário Rincão segue também com um caso confirmado de coronavírus. O primeiro resultado positivo no município foi registrado na segunda-feira (4), sendo um homem de 54 anos que se encontra em isolamento domiciliar. No boletim divulgado ontem (6) a cidade aparece com dois casos suspeitos e 16 descartados.