Sabor e apresentação que impressionam

Chef PV Show ensina receita de Prime Rib grelhado, uma carne deliciosa e com apresentação diferenciada

O nome já diz muito sobre o corte. Prime Rib! Costela de primeira em sua tradução literal. Essa é a parte extraída entre a sexta e a décima costela do boi, portanto, a parte mais macia do lombo. Também é chamada de ancho com osso ou filé de costela.

No Prime Rib, o tamanho do osso determina o nome exato do corte. Se o osso for serrado bem no começou, temos o ribeye bone in, como o osso até 10cm a mostra, obtemos o Prime Rib. De 10cm em diante, o corte passa a se chamar tomahawk.

O Prime Rib pode ser feito na frigideira e também na brasa, sempre grelhado. Como o churrasco é a grande paixão de brasileiro, vamos de Prime Rib na Grelhha de Parrilla

Ingredientes: Azeite extra virgem, sal de parrilla e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Faça um fogo forte e coloque a sua grelha de parrilla para esquentar. Coloque a palma da sua mão na altura da grelha e conte 5 segundos. Se você não aguentar os cinco segundos, o fogo está forte demais, e se aguentar mais que isso, o fogo está muito fraco.

Enquanto a grelha chega na temperatura, passe um pouco de azeite de oliva em toda a peça e depois entre com o sal de parrilla e a pimenta do reino. Deixa a carne perto da churrasqueira por 5 minutos, para absorver o sal. Entre com ela na grelha e não mexa mais. Conte 8 minutos e vire. Você vai poder ver a marca irresistível da grelha no corte. Deixe mais 8 a 10 minutos do outro lado e retire. Para descansar, coloque o corte em papel alumínio e deixe por 5 minutos. Após isso fatie e sirva. Você ainda pode corrigir o sal se necessário jogando sal de parrilla depois de a carne estar cortada. Há também a possibilidade de finalizar o prato com manteiga de ervas.

Você também pode finalizar o corte subindo-o para o segundo andar da churrasqueira, até que chegue no ponto que você deseja. Assim, poderá eliminar a técnica do alumínio.

O Prime Rib, assim como quase toda carne bovina se come ao ponto ou mal passado. Assim você preservará mais suculência no corte e também mais maciez ao mastigar. Caso você opte por carne bem passada, não toque jamais no Prime Rib (risos).

Se você quiser saber mais sobre o corte, bem como outras possibilidades de receitas, acesse o Cozinha com Almôndega no Youtube. Lá temos um especial sobre o corte, com receitas passo a passo te esperando. Se quiser nos sugerir alguma tema para a coluna, escreva para cozinhacomalmondega@gmail.com.

Bom apetite!