Arnaldo candidato
O ex-secretário Arnaldinho Lodetti será o candidato do MDB ao Governo de Içara. Ele derrotou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin nas prévias realizadas pelo partido nesta terça-feira. Dos 45 membros do diretório, 24 votaram em Arnaldo. Outros 20 optaram por Sandro e um voto acabou anulado. Agora, Arnaldinho terá a missão de articular o partido e consolidar a aliança com as siglas que hoje compõe o governo mantendo o MDB na cabeça de chapa. “Vamos ampliar as alianças. Tenho conversado com o PL e trabalhado para trazer outros partidos. Tenho certeza que o MDB sai das prévias ainda mais fortalecido e tenho convicção que estou pronto para fazer um grande governo”.
Juntos de coração
Donato Moro, presidente do Forcri, detalhou na Massa FM a campanha Juntos de Coração. “Ação importante das empresas e entidades de Criciúma que arrecada fundos para as pessoas que estão enfrentando dificuldades financeiras impostas pela pandemia, mas que também garante a produção de EPIs para os profissionais que atuam diretamente no combate ao Covid-19”.
Unificada
Moro também falou do pedido feito pelo Forcri para o Fórum Parlamentar Catarinense. Lideranças de Criciúma querem a unificação do processo eleitoral no país. “Isso seria de grande valia, principalmente neste momento, mas também resolveria um anseio que se arrasta há anos. O processo eleitoral custa muito caro para os brasileiros e o melhor seria unificar”.
Respiradores
Depois de toda a polêmica envolvendo o tal hospital de campanha, que agora teve o processo sustado, o governador Carlos Moisés acaba de ganhar mais uma dor de cabeça e, de novo terá que dar explicações. Segundo o site The Intercept Brasil, aquele mesmo que publicou a troca de mensagens entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz federal Sérgio Moro, o Governo de Santa Catarina teria pago 33 milhões de reais por respiradores hospitalares. Segundo o site, além de pagar bem acima do valor de mercado, o Estado se quer recebeu os equipamentos. Ou seja, o dinheiro saiu do caixa, mas não entrou nada no almoxarifado.
O preço
Segundo o site, o Estado pagou 165 mil por cada respirador, que no mercado pode ser comprado por valores que oscilam entre 60 e 100 mil reais. Outro fator que chama atenção é o fato de que o Governo de Carlos Moisés fez a compra de uma empresa carioca chamada Veigamed, que não tem histórico de venda destes produtos. Outro detalhe curioso, nos últimos cinco anos a empresa comercializou com órgãos públicos apenas 24 mil reais e até hoje nunca havia feito nenhum contrato com Santa Catarina.
Impeachment
O Governador Carlos Moisés também é alvo de mais um pedido de impeachment. Ação foi protocolada na Assembleia por um grupo de advogados da Capital do Estado que questiona o decreto de quarentena em Santa Catarina.
Veto
Vereadores mantiveram veto do prefeito Salvaro ao projeto da vereadora Camila Nascimento. A proposta da parlamentar era implantar medidores na ligação de cada residência com a rede de esgoto em Criciúma. A justificativa da parlamentar é de que com o medidor seria possível fazer a cobrança mais justa da tarifa de esgoto, que hoje é de 100% sobre a conta de água. Veto foi mantido com 9 votos favoráveis e oito votos contrários.
Recursos
72 leitos de UTI em Santa Catarina receberão recursos do Governo Federal. Previsão é de investimentos superiores a 9 milhões de reais na habilitação temporária dos leitos, exclusivos para pacientes com Covid 19. Mas não se engane, não são leitos novos. São leitos que já estavam operando, mas que agora vão receber recurso federal.
Sem ônibus
Governador Carlos Moisés autorizou as indústrias a operarem com 100% de sua capacidade. Já quando o assunto é transporte coletivo a coisa muda de figura. “Ainda não temos segurança para liberar esse serviço. Não há previsão para transporte coletivo, aulas e eventos”.