Fique em casa, mas e os empregos

Ontem o Sebrae divulgou mais um dado assustador. Foram mais de 400 mil catarinenses que perderam o emprego ao longo dos últimos dias graças a quarentena. Ok, ficar em casa tem o peso da saúde pública, mas e os empregos? Como e quando estes catarinenses conseguirão voltar ao mercado de trabalho. Quem irá socorrer estes catarinenses quando a fome bater as portas. Vamos ter doações, mas e quando os que ajudam hoje também não tiverem mais dinheiro. O cenário é terrível, o governo do Estado e o Governo Federal fizeram avançar pouco o número de vagas em UTI, fez pouco para ampliar a capacidade de atendimento. Apenas mandou ficar em casa. Posso estar parecendo prático, posso estar parecendo insensível, mas não há saúde sem economia forte, não há dignidade sem emprego. Está na hora de retomar as atividades com responsabilidade, está na hora de voltar ao trabalho de aprender a conviver com o vírus. Sei que muita gente não concorda, mas vamos ficar em casa até quando?

Eleições

É evidente que a grande torcida de muita gente é para que a eleição deste ano seja unificada e se faça apenas um único pleito em 2022. Mas se a gente observar de maneira fria esse processo, vai entender que ele é inviável. Primeiro porque tem uma questão legal que precisaria ser resolvida pelo Congresso Nacional. Hoje, por exemplo, se a eleição não for realizada em janeiro, quem assume é um representante do Judiciário. O atual prefeito só foi eleito para quatro anos. Isso apenas para falar de um dos aspectos legais. Há outros pontos que precisam ser encaradas e esses são mais de bastidores. Primeiro, os parlamentares não tem o menor interesse de unificar pleito. Não tem fundo eleitoral para todos e, o mais importante, os principais cabos eleitorais de deputados e senadores são prefeitos e vereadores, que em caso de unificação estariam muito ocupados para pedir votos para quem está de olho na Alesc e em Brasília. Simplesmente por isso o cenário é claro. Não haverá eleição unificada.

Lojas abertas

Comércio de Içara está com as lojas abertas nessa terça-feira de feriado nacional. Objetivo é já aquecer o caixa para a venda do Dia das Mães, tentar recuperar espaço perdido, terreno que foi engolido pela quarentena. Hora de voltar a vender, de fazer a economia girar.

Ano letivo

Balneário Rincão começa hoje as atividade a distância. Quem não tem acesso à Internet vai receber as atividades em casa. Segundo a secretária Juci Fernandes, as atividades vão contar para o ano letivo. Entra na lista do ensino a distância as cidades de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Siderópolis. Ah e o Estado também está na mesma batida.

O Tribunal

Tribunal de Contas de Santa Catarina emitiu nota desmentindo o governador Carlos Moisés. Em nota, o TCE afirma não ter participado do processo de contratação do Hospital de Campanha de Itajaí e que a sugestão feita pelo TCE não foi acatada pelo governo.

Prazo

Segue prazo para inscrições no programa de bolsas de Estudo da Unesc para carentes e portadores de deficiência. Para participar do programa da Prefeitura de Criciúma, em parceria com a Unesc, o interessado precisa fazer a entrega dos documentos no Paço Municipal Marcos Rovaris até o dia 24 de abril.

Escapou

Governador Carlos Moisés publicou decreto de calamidade e com essa medida escapou pela tangente de uma possível derrota na Assembleia Legislativa. É que agora o projeto do deputado Jessé Lopes, mesmo que aprovado, não muda em nada a quarentena estabelecida pelo Governo do Estado.