Dentre as atualizações dos boletins epidemiológicos, primeira paciente internada com o vírus no São José recebe alta

Içara e Criciúma

Içara voltou a registrar aumento no número de suspeitos da Covid-19. De quinta para sexta-feira, mais dois moradores apresentaram sintomas e aguardam agora o resultado dos exames.  Ambos se encontram em isolamento no Hospital São Donato, que agora possui três leitos ocupados com possíveis infectados com a doença. Ao todo, são 19 casos suspeitos na cidade. Apesar disso, também dois casos de coronavírus foram descartados, conforme boletim atualizado do dia 17. O número de pacientes monitorados mantém-se em 38, assim como a situação dos confirmados, que permanece com oito casos.

Em Criciúma, a primeira paciente internada com o coronavírus da cidade recebeu alta na tarde de sexta-feira (17). Trata-se de uma mulher de 57 anos, que há três semanas deu entrada no Hospital São José com sintomas da Covid-19. Em sua saída, ela recebeu uma homenagem dos profissionais, com uma salva de palmas e música. No município, já são 20 pessoas recuperadas da doença, para quatro mortes e 62 casos confirmados.

Atualmente, oito pessoas continuam internadas em Criciúma, estando duas na UTI. O secretário da saúde do município, Acélio Casagrande, comentou que os tratamentos estão dando certo, dando destaque para a importância dos respiradores na recuperação dos pacientes. “O Hospital São José tem 45 leitos de UTI e mais 40 disponíveis, em espaço, esperando respiradores. Temos solicitado ao Estado que o São José fique com 90 leitos para conseguirmos dar conta do que vem pela frente”, informou ele.

Estado confirma 962 casos e 31 mortes

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Santa Catarina chegou a 962 na tarde de sexta-feira (17). O Estado também registrou mais um óbito, de uma mulher de 69 anos, em Penha, e contabiliza 31 mortes causadas pela Covid-19. O número foi divulgado pelo governador Carlos Moisés e consta no boletim epidemiológico diário publicado pelo Governo do Estado.

Há 94 municípios catarinenses com pelo menos um caso confirmado da doença respiratória. Nesta sexta, passaram a integrar a lista Ilhota, Itaiópolis, Meleiro e Penha.

Ocupação de leitos

Na tarde de sexta-feira, os hospitais catarinenses tinham 103 pacientes internados em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de Covid-19 (58) e suspeitos (45). Destes, 62 estão no Sistema Único de Saúde (SUS) e 41 na rede privada. Entre o total, 69 utilizavam ventilação mecânica.

O Estado tem 381 leitos de UTI reservados para Covid-19, dos quais 16,27% estão ocupados. São 274 unidades disponíveis para os pacientes que vierem a necessitar de terapia intensiva. Desde o início da pandemia, 131 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.

Estado busca de hospital para Covid-19 no Sul

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, informou ontem ainda que o Governo não definiu qual será o hospital vocacionado para atendimentos de pacientes da Covid-19 na Região Sul. Foi pensado em usar o Hospital Regional de Araranguá, mas a conversa não foi adiante porque há dificuldade operacional para os atendimentos que já são realizados lá.

O médico infectologista Eduardo Campos de Oliveira, que também participou da entrevista coletiva ontem, alertou para o tremendo impacto da doença no mundo. “A mortalidade é elevadíssima”, frisou. “Não tem como mentir, fugir da realidade. Impossível chegar aqui, reunidos, trabalhando para uma situação falsa. O que existe é uma grave pandemia, global, afetando quase todos os países, provocando mortes. A população precisa ser protegida deste mal”, enfatizou.