O novo acesso

A proposta de criação de um novo acesso ligando o centro de Içara à BR-101 começa aos poucos a se tornar mais palpável. O pré-projeto, que prevê um traçado cortando a região do bairro Esperança, já foi encaminhada ao governador Carlos Moisés. Ele recebeu bem o assunto e se comprometeu em estudar a proposta. De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, o assunto vem sendo acompanhado de perto pela deputada Ada de Lucca. A expectativa é que no próximo mês representantes do Estado e do município sentem para dar o próximo passo. “Estamos muito confiantes. Esse projeto é importante porque cria uma nova rota de desenvolvimento para a cidade. Para nós é um desafio e um sonho terminar o mandato encaminhando mais esta obra”, explicou Gastaldon em entrevista a Massa FM.

Sem dar as costas

O prefeito também aproveitou sua participação no Microfone Aberto para contestar afirmações feitas recentemente de que a cidade está com as costas viradas para a BR-101. “Essa informação não confere e o pior cego é aquele que não quer ver. Como estamos virados de costas para a BR-101 se estamos construindo um condomínio industrial praticamente as margens da rodovia. Como estamos de costas se há um esforço para levar o terminal intermodal para a mesma região. Isso sem contar com o esforço feito pelo município para, com recursos do Estado, revitalizar a 445 e viabilizar a Via Rápida, obras que trouxeram a 101 para dentro da cidade. Essa avaliação está totalmente equivocada”.

Saer

Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma segue trabalhando para tentar tirar do papel o projeto do Serviço Aeromédico. Tita Beloli vem tratando desde assunto desde o ano passado. Nesta sexta, durante entrevista à Massa FM, ele disse que espera ver o ser funcionando ainda no primeiro semestre deste ano. O Rio Maina, aliás, pode ser a base do serviço. A intenção é que o Aeromédico atenda a todos os municípios do sul agilizando o socorro a vítimas de acidentes graves e facilitando o transporte de pacientes.

Em março

É o prazo para a conclusão das obras de revitalização da área central de Içara. Não vai ficar tudo 100% pronto, mas pelo menos o trânsito poderá ser liberado e restarão apenas as obras complementares como as de arborização.

Também em março

Será inaugurada a Praça do bairro Presidente Vargas. A data para o evento deve ser confirmada ao longo da próxima semana. Erguida com recursos de emenda parlamentar a Praça cria uma área de lazer importante para o bairro mais populoso da cidade.

Reclamando

Moradores do Loteamento Coan estão cobrando melhorias na iluminação pública da comunidade. Reclamam que o serviço está precário em alguns pontos, impedindo inclusive os moradores de realizarem suas tradicionais caminhadas de fim de dia. Reclamam da insegurança gerada pela escuridão.

Ainda esse mês

Equipe responsável pela organização da edição 2020 da Agromel deve finalizar ainda este mês a programação oficial do evento. Shows nacionais, exposição e o que é destaque na economia da cidade, com foco no agronegócio e no mel serão novamente o destaque da festa. O local do evento, que ocorre entre os dias 5, 6 e 7 de junho será o módulo esportivo.

Preocupação

Presidente da Fecam está preocupado com o corte de repasses que o governo federal está fazendo nos programas sociais. Saulo Sperotto, que é prefeito de Caçador, lembrou durante entrevista ao Microfone Aberto que essa medida vai inviabilizar ainda mais os municípios. “Que já arcam com muitos custos. O Governo cria os programas, determina a obrigatoriedade deles e depois retira o recurso. Os municípios não tem como absorver isso. O problema é que na porta do prefeito que quem precisa acaba batendo. Estamos trabalhando para evitar que isso se concretize, mas a situação é preocupante”.

Semana turbulenta

Semana termina com o setor econômico do país com o stress nas alturas. As alfinetadas entre governo e congresso, o temor de uma recessão global por conta do coronavírus, a alta do dólar e a projeção pouco otimista para o PIB deixaram muitos investidores com a barba de molho. Se não houver um fato novo em breve termos mais um ano de economia se arrastando.