A saída de Toninho

O vereador Toninho de Mello entrega nesta quinta-feira a sua carta de desfiliação do MDB. Vai migrar para o PL e chega na nova legenda na condição de pré-candidato a prefeito. Segundo o parlamentar, uma série de fatores o empurraram para fora do MDB. “Mas sem sombra de dúvidas o principal deles foi a relação complicada com o prefeito Murialdo Gastaldon. Ele tentou impor um tom ditatorial e não concordei. O clima ficou muito ruim e por isso resolvi sair e buscar em outro lugar o espaço que não estou tendo”, resumiu.

Somos o novo

Segundo Toninho, o PL será a grande novidade da eleição deste ano. “Um partido que nasce sem cacique, livre para apresentar propostas para a cidade. Içara precisa ouvir mais, dialogar mais cada projeto e não impor goela abaixo. Somos essencialmente o novo e tenho certeza que a população vai entender isso”.

Pedágio

Vai passar pelo centro de Içara no sábado? Então reserve uma grana. Tem pedágio Solidário da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara. Segundo a presidente Cris Pavei, o objetivo é arrecadar os recursos necessários para a colocação do para-raios na Casa Rosa. Expectativa é que a obra seja concluída e inaugurada neste ano.

Candidato 1

Jairo Manoel da Silveira, o Jairinho da Coopafi, deve deixar a presidência da cooperativa no fim de março. Vai se afastar para participar do processo eleitoral deste ano. Vai em busca de vaga no Legislativo de Içara.

Candidato 2

Quem também vai para a disputa é o Vagner Ortolan. Ele foi convidado pelo vereador Alex Michels e vem trabalhando para consolidar seu nome. Ortolan é um dos pequenos empreendedores da cidade, tem inovado no ramo de pescados e serve de exemplo para muita gente.

Exemplo 

A oposição entre MDB e PP em Içara é talvez uma das mais ferrenhas de toda a região. Normal, a divergência de ideias é fundamental para o crescimento da cidade. Mas o município consegue dar um exemplo. Por aqui as lideranças são constantemente vistas nos mesmos ambientes e de maneira harmônica. Bom seria que isso acontecesse em todas as esferas, principalmente na federal.

Devolvendo

Nesta quinta-feira será realizada a primeira devolução das sobras do duodécimo repassado mensalmente à Câmara de Vereadores de Criciúma. Segundo o presidente TIta Beloli, a meta é manter a gestão enxuta dos últimos anos.

Os Patriotas

Marcos Viscardi falou ontem na Massa FM sobre a ida dos Bolsonaristas para o Patriotas. Para ele o PSL traiu Bolsonaro e a permanência por lá se tornou insustentável. “Porque o PSL traiu o presidente Bolsonaro e isso nós não aceitamos”, explica. Segundo ele, o grupo que vai para o Patriotas está organizado e pronto para disputar a eleição. “A intenção é essa. Vamos apresentar uma opção para o eleitor de Içara. Queremos estar na majoritária e também com uma nominata forte de vereadores”, avalia.

Inaugurando

Governo do Rincão entrega hoje mais um berçário no município. São mais de 50 novas vagas que vão dar tranquilidade para as mães que precisam trabalhar e encontrar um local seguro para deixar os filhos. A obra foi indicação da própria comunidade ao governo do município.

Livre

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu arquivar o processo aberto pelo Partido dos Trabalhadores para tentar validar os votos recebidos por uma candidata do Oeste do Estado. Ela disputou uma vaga na Câmara dos Deputados em 2018. Fez pouco mais de 400 votos, mas se eles fossem reconhecidos seriam suficientes para mexer no coeficiente eleitoral. Isso daria uma segunda vaga ao PT e retiraria a vaga de Ricardo Guidi. Na sessão de terça, o julgamento iniciou empatado em 3 a 3, mas a ministra Rosa Weber desempatou e com isso o pedido do PT acabou indeferido por 4 a 3.