Murialdo quer prévias
No sábado da próxima semana, quando retorna de sua licença de cinco dias, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, deve sugerir, de maneira oficial, a realização de prévias no MDB. O assunto já foi tratado com o vice-prefeito Sandro Serafin e também será levado ao secretário de Planejamento, Arnaldinho Lodetti. Os dois são os pré-candidatos do partido ao processo eleitoral deste ano. O objetivo, segundo o prefeito, é clarear o cenário. “E permitir que o escolhido pelo partido possa trabalhar, com apoio de todos para viabilizar seu nome como cabeça de chapa e também a manutenção da aliança para a disputa deste ano”, justifica.
Antes da janela
Segundo o prefeito, o ideal é que as prévias do partido possam ser realizadas antes do fechamento da janela que vai permitir aos vereadores a troca de partido. Para o prefeito isso pode amenizar possíveis rachas internos. “Sempre que há essa definição por um ou por outro nome o apoiador de quem perde fica chateado. Então para evitar aquela situação de querer trabalhar contra, se faz antes da janela e quem não concordar terá tempo e liberdade para optar por outros caminhos”, explica.
Esperado
Durante entrevista ontem no Microfone Aberto da Massa FM, questionei o prefeito sobre a informação repassada pelo ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo. Coordenador do PL, ele disse que em Içara o PL deve ter a filiação de Israel Rabelo e Toninho de Mello, ambos do MDB. “Nada de novo, já era esperado. Os dois vem sistematicamente fazendo oposição desde o início do mandato. Eles agora vão mudar de partido e vão com o PP, com o 11. Aliás, já estão com o 11 desde o início deste mandato. Já era esperado”.
Mais Médicos
Programa Federal extinto pelo governo Bolsonaro voltou a pauta em Içara. Números apresentados pela secretária Jaqueline dos Santos mostram que o município terá que fazer um desembolso extra de pelo menos dois milhões de reais para garantir a substituição dos médicos que deixaram o programa. “Claro que não podemos deixar os postos sem médicos, mas esse é dinheiro próprio, que sai do caixa da prefeitura e que poderia ser investido em outras ações”, explica.
Defesa pronta
Governador Carlos Moisés deve protocolar na segunda-feira a defesa do seu pedido de impeachment na Assembleia Legislativa. No documento que será levado ao presidente Júlio Garcia o Governador explica que a elevação salarial dos procuradores do Estado de 32 para 35 mil reais não foi uma decisão administrativa e sim o cumprimento de uma decisão judicial.
Em maio
Inauguração da unidade do Combo Giassi de Içara deve ser confirmada para o fim de maio. Obra está em estágio adiantado. A unidade será a primeira no modelo atacarejo do Giassi na região Carbonífera. A nova loja vai abrir pelo menos 250 vagas para contratação imediata.
Oposição
Lideranças de oposição trabalham forte nos bastidores para tentar isolar o prefeito Jairo Custódio no processo eleitoral deste ano. Leitura é que só uma grande frente vai conseguir equilibrar a disputa na praia. Com um mandato de muitas obras, o atual prefeito é visto como favorito para mais um mandato.
Articulando
Confirmada sua ida para o Democrata, o vereador Júlio Kaminski começa a trabalhar para tentar viabilizar uma coligação forte para a disputa do Governo de Criciúma. Principal nome de oposição ao prefeito Clésio Salvaro, ele tem dito que procura uma coligação de pessoas do bem para oferecer um projeto alternativo para a cidade.