Sandro no comando

Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon se ausenta nesta sexta-feira do comando da cidade. Fica fora pelo período de cinco dias. O vice, Sandro Serafim, assume ao natural. Posse no gabinete, sem confete. Apesar de ser um período curto, Sandro deve aproveitar para ganhar pontos junto ao MDB na luta pela indicação do partido para a disputa do governo de Içara no pleito deste ano. O vice-prefeito disse ontem por telefone que o partido deve se definir até março. Na avaliação dele, a antecipação desse consenso interno deve fortalecer a sigla e ajudar a mobilizar as lideranças e militantes para a eleição.

Os pedágios

Entidades empresariais não gostaram nada da ação impetrada pela Fecam contra o edital do pedagiamento do trecho Sul da 101. Em Criciúma, o Forcri se reuniu nesta quinta-feira para discutir o assunto e definir possíveis reações. “Já havíamos nos posicionado contra esta intenção, mas, como a ação foi impetrada, precisamos voltar ao tema”, explica Donato Moro, presidente do Forcri. O presidente da Acic, Moacir Dagostin, está em Portugal, mas também reagiu a ação da Fecam. “Foi um erro histórico da Fecam. A 101 precisa de reparos e essa ação pode deixar a estrada totalmente deteriorada e prejudicar o Sul”, explica.

Kaminski

Vereador Júlio Kaminski confirmou sua saída do PSDB. Em encontro na noite de quarta-feira ele oficializou que em março migra para o Democratas. No novo partido, ele pretende disputar o Governo de Criciúma. Principal nome de oposição ao prefeito Clésio Salvaro, Kaminski afirmou na manhã de ontem durante entrevista ao microfone aberto, que pretende apresentar uma alternativa ao eleitor de Criciúma. A última vez que o DEM disputou uma eleição em Criciúma foi na eleição suplementar de 2013, quando Américo participou do pleito que terminou com a vitória de Márcio Búrigo.

Elogios a Bolsonaro

A decisão do Governo Federal de facilitar o processo de prova de vida a segurados do INSS com dificuldade de locomoção foi motivo de post da pré-candidata Dalvania Cardoso nas mídias sociais ontem. Ao citar a medida, que de fato humaniza um pouco o precário atendimento do INSS, a progressista também aproveita para tentar arrebanhar a simpatia dos eleitores de Bolsonaro na cidade. É a pré-campanha ganhando corpo nas mídias sociais.

Bons números

Prefeitura de Içara registrou um aumento de 10% na arrecadação do IPTU neste ano em comparação com 2020. Os números levam em conta os contribuintes que quitaram o tributo em cota única. Segundo o secretário Eduardo Rocha, também houve aumento no número de moradores que procuraram o município para quitar dívidas de anos anteriores. 50% de todo o valor arrecadado com IPTU em Içara será repassado ao Hospital São Donato.

Show nacional

Expectativa de movimento intenso neste fim de semana no Balneário Rincão. Show nacional de Matheus e Kauan é uma das atrações. O show é aberto ao público, mas com apelo solidário. “Quem for ao show pode levar um quilo de alimento não perecível que vai ser doado para entidades”, argumenta Fernando Casagrande, um dos responsáveis pela organização da temporada. Segundo ele, a avaliação até o momento é de uma temporada acima da média.

Praça para o Rincão

A comunidade da Zona Sul, em Balneário Rincão, vai ganhar uma praça. O anúncio de lançamento da licitação para construção da praça da Zona Sul foi feito pelo prefeito Jairo Custódio. A obra, que terá aproximadamente 6 mil m², foi eleita no Orçamento Comunitário, pelos mais de 300 moradores do bairro que participaram da reunião e escolheram a praça como prioridade.