Comércio se mantém aquecido por conta da volta às aulas

77

Início do ano letivo mais cedo em 2020 favorece os estabelecimentos que vendem material escolar

Após o Natal, o comércio passa por um período com menos demanda, porém, essa situação é diferente para o setor de materiais escolares. Os produtos da época de volta às aulas começaram a ganhar mais espaço nas vitrines no dia 15 de janeiro, mas desde dezembro a procura pelos itens nas papelarias já acontece.

Segundo o proprietário da Loja Otomar, Nereu Casagrande, a expectativa para as vendas tem sido positiva e desde então o estabelecimento já se encontra movimentado. “Devido as aulas iniciarem mais cedo, há bastante antecipação e é um fator que aumenta a cada ano”, conta ele. O destaque de vendas vai para os produtos popularizados na mídia. Como destaca Casagrande, os cadernos com personagens são os mais em alta, além dos lápis coloridos com mais opções de cores e canetas, principalmente para as crianças.

Enquanto isso, os pais procuram ser mais econômicos. Maricelma Inês Mario Floriano Porfírio opta apenas pelo básico pedido nas listas. Por esta razão, já evita levar os filhos menores na hora de fazer as compras. Bruna Porfírio, que já conhece o processo da mãe, diz que ela sempre faz pesquisas de preço antes. “É comum verificar os produtos na promoção quando vai ao mercado, ou acompanhar os anúncios na TV”, relata.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL), Alexandre Fernandes, aponta que, mesmo o foco deste período ser apenas em lojas específicas do comércio, a movimentação atrai os consumidores, que aproveitam para fazer compras nas demais lojas da região. “Apesar de não possuirmos uma estimativa exata do aumento de vendas, acredita-se no acréscimo de cerca de 6% comparado ao ano anterior”, completa Fernandes.

A primeira promoção do ano ocorrerá na semana de 5 a 13 de fevereiro, com a chamada Liquida Içara.