Uma cidade mais saudável

Depois de passar pela educação e pela assistência Social, Jaqueline dos Santos está encerrando sua passagem pelo governo no comando da Saúde. A secretária esteve ontem na Massa FM para avaliar os números do seu setor. Para ela há sim o que comemorar. “Primeiro porque estamos terminando o mandato em meio a uma pandemia e estamos conseguindo atender a nossa população e a preservar ao máximo as vidas. Mesmo com a pandemia, não deixamos as outras necessidades de lado e também conseguimos entregar uma saúde mais humanizada”, avalia. Jaqueline fez questão de destacar ainda a evolução na infraestrutura. “Melhoramos as nossas unidades, criamos centros modernos e bem equipados e que estão fazendo a diferença na hora do atendimento. Qualificamos cada vez mais nossa mão de obra e hoje temos médicos em todas as unidades, em boa parte delas dois profissionais. Conseguimos evoluir inclusive na fila de espera de média e alta complexidade, que são responsabilidades do Estado”. Para ela um dos grandes destaques da saúde pública de Içara foi a parceria com o São Donato. “Nunca se fez tanto em parceria com o São Donato. Isso fez e segue fazendo a diferença para a comunidade. Saio tranquila, porque fiz o melhor e sei que contribuímos junto com toda a equipe, para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Bom momento

Apesar da pandemia, o setor da Construção Civil termina 2020 com dados positivos. A avaliação é da equipe da Baldissera. “Tivemos um período ruim quando tudo parou, mas depois o período foi de crescimento. Vamos terminar o ano bem e projetando o crescimento no ano que vem quando a construtora completa os seus 10 anos de mercado. A avaliação é de que a queda de rendimento em outros investimentos tornou o setor de imóveis ainda mais atrativo”, argumenta Tiago Baldissera. A construtora fecha o ano ativando novos projetos, principalmente na área dos loteamentos. “Hoje é a nossa grande aposta. Temos projetos aprovados em Criciúma, Içara, mais um em Nova Veneza, no Balneário Rincão, e também em Tubarão”, explica Talles Garcia. Segundo ele, as pessoas seguem a procura de loteamentos em locais tranquilos, mas que fiquem próximos aos grandes centros.

Novos tempos

Governador Carlos Moisés cumpriu agenda nessa semana no Sul do Estado e deixou claro que vive um novo tempo em sua gestão no governo catarinense. Moisés esteve acompanhado de lideranças da região em uma sintonia nunca antes vista. Sintonia que se refletiu em discursos elogiosos e bem alinhados. Sejamos sinceros, Moisés nunca foi unanimidade, mas agora a história é outra. Em sua passagem pela Acic, ao lado governador, Júlio Garcia fez questão de destacar essa boa relação. “A crise ficou para trás, agora são novos tempos, ora de olhar para frente. A ida do Eron Giordani para o governo melhorou muito a relação fundamental entre os poderes”, ressaltou o presidente da Alesc. Moisés emendou em seguida. “Agradeço o presidente Júlio Garcia por ter permitido que essa boa relação fosse construída”.

Estado bem

Tive, assim como outros colegas, a oportunidade de conversar com o governador. Primeiro sobre economia. Ele garantiu que o Estado está bem, arrecadando mais do que arrecadou no ano passado, gerando emprego e mostrando que vai sair rapidamente da crise. “Não acredito que vamos ter os projetos afetados. Não será a crise que vai impedir Santa Catarina de continuar nos trilhos e de ser um estado modelo para o país”. Falamos de verão. “Vai dar praia sim. Estamos com todas as normas e portarias prontas e vamos lançar em breve. A intenção é que a gente flexibilize a movimentação em hotéis e pousadas. Vamos normatizar porque a população vai à praia de um jeito o outro. Vamos apenas organizar”, ressaltou. O governador, claro, também falou de pandemia e de vacina. “O governo federal é quem é o responsável por organizar e promover a vacinação. Estamos com todo o planejamento pronto. Claro que se o Governo Federal não disponibilizar, o que não acredito, o Estado vai assumir essa missão”.

SC-442

A conclusão da SC-442, ligação entre Cocal do Sul e Estação Cocal, deve mesmo ficar para o ano que vem. Tem ainda todos os trâmites burocráticos para o processo licitatório e depois liberação de recursos. Há, no entanto, a garantia do governador de que a obra sairá do papel.

Inovação

O Centro de Inovação da região Sul será implantado em Criciúma, mas será para benefício de toda a Amrec na elaboração de soluções para os problemas na atração de novas empresas. “Vai fomentar o nosso desenvolvimento”, aposta o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Nome errado

Líder do PTB de Içara, Fabiano Manarin entrou em contato com o Gazeta para retificar uma informação publicada pela coluna. A informação é referente a especulação de nomes para o governo de Dalvânia Cardoso. Ocorreu que troquei as bolas ao publicar o nome cotado pelo PTB. Eu escrevi Rosangela Zanolli, mas o nome correto é Elisângela Zanolli Vieira Manarim. Peço perdão pelo equívoco. Ele, no entanto, confirmou a informação de que o nome dela está sim cotado para o primeiro escalão. Só não confirma que é na Fundai. Vamos aguardar.