MDB volta à presidência da Câmara de Vereadores de Criciúma

50

Depois de oito anos, a volta do partido ao comando da Casa foi com Tita Beloli

O MDB, depois de oito anos, voltou ontem (8) a comandar o Legislativo de Criciúma. A volta do partido à direção dos trabalhos na Câmara de Vereadores se dá com Tita Beloli, eleito em chapa única na eleição de ontem. Beloli será o presidente durante o ano eleitoral de 2020. Os vereadores Aldinei Potelecki (Republicanos) é o vice-presidente; Paulo Ferrarezi (MDB), o primeiro secretário, e Edson Paiol (PP), o segundo secretário.

O último presidente do MDB na Câmara de Vereadores em Criciúma foi Toninho da Imbralit, em 2011/2012, quando exerceu dois anos a função. Antes dele, o presidente havia sido Edinho do Nascimento (então no PMDB), em 2009 e 2010.

A chapa de Tita Beloli teve 14 votos a favor. Somente a bancada do PSD, dos vereadores Zairo Casagrande, Salésio Lima e Camila do Nascimento, se absteve de votar.

Divergências na base

A bancada do PSD, conforme prometeu, se retirou do plenário, pois considera que houve uma intromissão indevida do Executivo no Legislativo. Segundo o vereador Zairo Casagrande, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) repassou uma orientação à sua bancada modificando acordo anterior. “Se não fosse essa intromissão o presidente que seria eleito hoje ou era o Daito Feuser (PSDB) ou o Salésio Lima (PSD)”, apontou o parlamentar.

O PSD tem votado contra Salvaro em pautas recentes e polêmicas, como a reforma municipal da previdência. Casagrande inclusive está de saída do PSD. Salésio Lima e Camila Nascimento votaram contra o projeto que alterou a estrutura dos conselhos do Criciumaprev na sessão extraordinária de terça-feira (7).

Chapa natimorta

Havia nos bastidores um indicativo de formação de uma chapa encabeçada por Salésio Lima ou Dailto Feuser, mas a ideia não avançou. Julio Kaminski (PSDB) e Ademir Honorato (MDB), ambos de saída dos seus partidos, segundo deixam a entender, confirmaram os votos em Beloli.

Últimos presidentes da Câmara

  • 2009 e 2010 – Edinho do Nascimento (PMDB)
  • 2011 e 2012 – Toninho da Imbralit (PMDB)
  • 2013 – Itamar da Silva (PSDB e PROS)
  • 2014 – Tati Teixeira (PSD)
  • 2015 – Ricardo Fabris (PDT)
  • 2016 – Daniel Freitas (PP)
  • 2017 e 2018 – Julio Colombo (PSB)
  • 2019 – Miri Dagostim (PP)