Quais os problemas de pele mais comuns no verão?

418

Melanose solar, aumento da acne e retenção de líquido são alguns dos problemas da alta exposição ao sol

Com a chegada do verão, as pessoas ficam mais expostas ao sol e, consequentemente, as altas temperaturas. Porém, o que é considerado muito bom por quem deseja garantir um bronzeado, pode ter consequências ruins para a pele. A fisioterapeuta pós-graduada em Dermatofuncional, Jordana Bernardo de Assis, explica os principais problemas de pele na estação mais quente do ano e como preveni-los.

Melanose solar

Também conhecida como mancha senil, melanose solar são manchas na pele causadas pelo sol. “Este problema induz a produção de melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele, resultando no aumento da produção da melanina e, por consequência, o escurecimento da pele, principalmente da face, região mais exposta”, conta Jordana. A prevenção, explica a profissional, se dá através do uso de filtro solar diário desde a infância, em todas as áreas do corpo. “É importante reaplicar o filtro a cada três horas”, completa.

Acnes e cravos

Acnes e cravos são problemas muito comuns em todas as épocas do ano, mas podem piorar no verão. Nos primeiros dias da estação, é comum que a pele acabe ficando mais seca, dando a impressão de diminuição das espinhas. “Mas, nos dias que seguem, a resposta natural do corpo é aumentar a oleosidade natural da pele, agravando a acne”, conta.

A prevenção, explica Jordana, é feita através do uso de filtro solar específico para o rosto, com cobertura leve e seca. Além disso, é importante manter o rosto higienizado com sabonetes específicas para remover o excesso de oleosidade e prevenir a acne. “Lembrando que a pele sempre precisa de hidratação, mesmo a oleosa”, diz a fisioterapeuta.

Retenção de líquido

Nos dias quentes de verão é comum que o corpo inche. Isso acontece pela vasodilatação das veias, para favorecer a troca de calor com o ambiente, controlando a pressão arterial. “O sedentarismo, a alimentação inadequada, tabagismo e alterações hormonais, como as do período menstrual, também são fatores que contribuem para a retenção”, esclarece a profissional. Sendo assim, a drenagem linfática pode ser uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo.