Criciúma comemora 140 anos com inauguração do parque municipal

98

Nova área de lazer foi entregue pela administração municipal com programação festiva e show gratuito da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba

Criciúma, no dia do aniversário de 140 anos, comemorados ontem (6), ganhou uma nova área de lazer: o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. O local foi inaugurado pela Prefeitura de Criciúma durante as comemorações alusivas aos 140 anos do município. A programação festiva no parque, que começou às 16 horas, terminou com o show nacional gratuito da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Houve patrocínio da Caixa Econômica Federal e da empresa Anjo Tintas nestes eventos.

“O Parque Municipal Prefeito Altair Guidi agora está à disposição das famílias. A festa está linda e recebe hoje os moradores pra esta comemoração do aniversário da nossa Criciúma”, disse o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A programação especial de aniversário começou cedo, às 8h, na Catedral São José, com missa de celebração com Dom Jacinto Inácio Flach, e do corte do bolo de aniversário de Criciúma. A banda Cruzeiro do Sul cantou, junto com o coral, o Hino Nacional e o Hino de Criciúma. Quem passou pela praça Nereu Ramos naquela hora ganhou um pedaço do bolo de 100 quilos.

À tarde, às 16h, a cantora criciumense Marília Dutra se apresentou no parque. Na sequência, apresentaram-se a dupla sertaneja Brenno e Edu, de Nova Veneza, e os vencedores do Festival Uma Canção para Criciúma.

O cerimonial de inauguração começou por volta das 19h e, antes do show nacional da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, houve a apresentação de Diego Damazio, campeão do Festival Uma Canção para Criciúma.

O Parque Centenário

O Parque Centenário foi denominado Parque Municipal Prefeito Altair Guidi em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi. O complexo urbanístico foi implantado no início da década de 80 sobre o antigo aeroporto Leoberto Leal, que começou a ser desativado durante a gestão do ex-prefeito Algemiro Manique Barreto, que governou Criciúma de 1973 a 1977. O parque foi projetado pelo arquiteto Manoel Coelho e possui estruturas públicas importantes: Paço Municipal Marcos Rovaris, Monumento às Etnias, Centro Cultural Santos Guglielmi, Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti.

Obra mal acabada irrita prefeito

O prefeito Clésio Salvaro, antes da inauguração do parque, se mostrou irritado com as empresas que respondiam pelo cercamento e plantio de grama no Parque Centenário Altair Guidi. Salvaro disse que as empresas estavam cientes do prazo para a entrega das obras, mas mesmo assim não cumpriram seus contratos.

“Vamos fazer cumprir o que está contratado. Eles tinham até o dia 6 para entregar o parque cercado e com grama, e não fizeram. Vamos romper”, afirmou o prefeito.