Bombeiros iniciam Operação Veraneio na região Sul de Santa Catarina

99

Ação do 4º Batalhão de Bombeiros Militares será realizada de Balneário Rincão a Passo de Torres

Na região Sul de Santa Catarina, a Operação Veraneio inicia neste sábado (30) em cerca de 70 postos de guarda-vidas em 80 quilômetros de orla, nos municípios de Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, que são cuidados pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), com sede em Criciúma.

O tenente-coronel Gustavo Eustáquio, do 4º BBM, explica que as pessoas devem estar atentas às orientações dos profissionais. “Nossos guarda-vidas são bem preparados e estarão uniformizados e munidos de nadadeiras e protetores”, informa. Além do material individual, a operação terá à disposição quadriciclos, motonáuticas e viaturas para atuar nas praias. Há um drone também para monitorar as áreas.

O batalhão tem um número positivo a manter. “Não temos mortes por afogamento nestas áreas há quatro anos e esperamos manter este número assim”, disse Eustáquio. O trabalho dos guarda-vidas neste ano será das 8h às 20h.

O tenente pontua que é importante o banhista ficar atento aos locais que têm a presença das guarnições. “E mesmo com os guarda-vidas, é importante que as pessoas prestem atenção às condições do mar”, reforça. Nesta temporada, atuarão 19 bombeiros militares que coordenam cerca de 220 guarda-vidas, que trabalharão em escalas, divididos nas cinco praias.

Sendo informou o comando do 4º BBM, áreas de riscos como lagoas e rios foram mapeadas e terão placas, bóias e cordões de isolamentos para que os banhistas saibam dos perigos. “Nossa maior preocupação é que em lagoas, cachoeiras e rios as pessoas não conhecem a profundidade e acabam pulando de cabeça. Pedimos que isso não seja realizado, pois pode trazer danos e até levar a óbito”, avisa o subcomandante do 4º BBM, major Henrique Piovezam.

Em caso de afogamentos, as pessoas devem acionar os profissionais que atuam na praia ou ligar para o Corpo de Bombeiros por meio do telefone de emergência 193.

Além da segurança nas praias, ainda atuam na Operação Veraneio 2019-2020 profissionais das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Defesa Civil, Secretaria de Justiça e Cidadania, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias Federal e Rodoviária Federal e prefeituras.