Outra vez, acima da média

Conversei ontem pela Manhã no Microfone Aberto da Massa FM como o responsável pelo movimento econômico da Amrec. Ailson Piva falou sobre a PEC apresentada pelo Governo Federal para dar mais fôlego financeiro aos municípios e comentou a possibilidade de extinção das pequenas cidades. “A PEC tem pontos interessantes, agora essa questão de acabar com as cidades menores tem que ser avaliada também sobre outros aspectos”, ressalta. Piva também falou sobre a movimentação econômica das cidades da Amrec. Confirmou que, a exemplo dos últimos anos, Içara vai ser o destaque. “Içara vai crescer acima da média, puxa o crescimento da região. Está com um desenvolvimento consolidado. Neste ano também tem destaque para Siderópolis”. Prefeito Murialdo Gastaldon também tem acompanhado de perto estes dados, não esconde a satisfação e projeta um 2020 ainda maior. “São números que acompanhamos toda semana. Em 2020, vamos ter novos empreendimentos que serão ativados e vão puxar ainda mais o nosso desenvolvimento”, aposta.

Resistência

Uma audiência pública programada para esta sexta-feira vai discutir com lideranças do Sul do Estado a implantação das quatro praças de pedágio no trecho Sul da 101. Além da mobilização, há outras possibilidades de barrar os pedágios sendo analisadas. Um dos caminhos, o Sul do Estado quer o mesmo tratamento que o Norte. Quer um número menor de praças de pedágio e um preço abaixo dos quase 5 reais previstos inicialmente para o Sul. Avaliação é de que a implantação nos moldes propostos pelo governo vai derrubar a competitividade da região.

Vai ter esgoto

Samae de Morro da Fumaça deve iniciar a elaboração do projeto para implantação de esgotamento sanitário na área central da cidade. A informação foi repassada pelo responsável pelo órgão. Em entrevista à Massa FM, Rogério Soratto também confirmou o desejo de iniciar a implantação do esgotamento na área rural. “São os projetos do Samae para o próximo ano. No caso da área central vamos iniciar a elaboração do projeto, mas nas propriedades rurais já vamos instalar. Neste caso são unidades individuais, mas que ficarão sob o monitoramento do Samae”. Segundo Soratto, outra meta é seguir melhorando o serviço de abastecimento de água na cidade. “Um dos investimentos é o da nova estação de tratamento de Estação Cocal, que vai melhorar o fornecimento para todo o distrito”.

A desejar

Presidente da Fecam, o prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, disse nesta quinta-feira que ainda é cedo para dar um parecer sobre as propostas, mas lembrou que elas deixam a desejar. “Temos que estudar mais e avaliar melhor, mas alguns pontos deixam a desejar. Propor a extinção de municípios não é o caminho. As propostas não cumprem totalmente os anseios de mais Brasil e menos Brasília”, adianta.

Decepção

Leilão do pré-sal acabou decepcionando muito os prefeitos da região. Como o valor ficou abaixo do esperado, o recurso da cessão onerosa também vai cair. Em média as cidades vão receber metade do que era esperado.

Celebração

Hospital São José celebra hoje 83 anos de história. Tem missa no hall de entrada da instituição para marcar a data. Momento importante para o hospital que foi construído pela própria comunidade, tomou corpo e se tornou uma das principais referências em saúde pública de Santa Catarina.

Mais dinheiro

Congresso aprovou medida provisória que elevou para um salário mínimo o saque imediato do FGTS. A medida vale para quem tinha esse valor na conta até o lançamento da MP, que foi registrado no dia 24 de julho. Agora o projeto vai para o Senado.