Diocese de Criciúma realiza a 23ª Assembleia de Pastoral

Nos dias 18 e 19 de outubro, a Diocese de Criciúma realizou a 23ª Assembleia Diocesana de Pastoral, na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma. O momento de comunhão e organização reuniu 150 representantes de paróquias, santuários, pastorais e movimentos da Igreja diocesana, entre padres, religiosas e leigos. Na noite de sexta-feira, a Assembleia teve seus trabalhos abertos pelo Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, e pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Após o momento de oração preparado pela Comissão Diocesana de Liturgia, houve a leitura da ata do Conselho Geral de Pastoral, pelo secretário Richard Magnus.

Em seguida, o secretário da Coordenação Diocesana de Pastoral, Marcos Tramontim, conduziu a apresentação da síntese sobre a avaliação da caminhada realizada pelas sete comarcas pastorais da Diocese. O trabalho apontou ações que já foram ou estão sendo realizadas e outras que ainda são desafios no campo das cinco urgências pastorais do Plano Diocesano de Pastoral: Igreja em estado permanente de missão; Igreja, casa da iniciação à vida cristã; Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos.

Na manhã de sábado, as reflexões giraram em torno das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, com a assessoria do padre Érico Hammes, teólogo e professor da PUCRS, membro do clero da Diocese de Santa Cruz do Sul (RS). “As Diretrizes são um grande movimento de dentro para fora e isso é, na verdade, o Evangelho”, acentuou o assessor. Padre Érico afirmou que quem é convocado é chamado à comunidade, ao seguimento de Jesus e, depois, a um prosseguir. De acordo com o doutor, ao falar sobre o objetivo geral das DGAEB, a palavra “evangelizar” pressupõe o sentido de evangelizar alguém. “Evangelho é boa notícia e evangelizar é levar a boa notícia”. Padre Érico também falou sobre o mundo “urbano” e a necessidade de o cristão enxergar aqueles que Jesus aponta como os pobres do Reino no rosto daqueles que sofrem ou passam necessidade.

O final da manhã foi marcado pela celebração da missa, presidida por Dom Jacinto, na capela da fundação, com a coleta dedicada à Campanha Missionária. Dom Jacinto anunciou que padre Alex Sandro Serafim, atual vigário na Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, será missionário na Diocese de Joaçaba, a partir de 2020.

O período da tarde contou com a apresentação da síntese dos trabalhos em grupo. Para os encontros de preparação para o Batismo, foi aprovado pelos membros da Assembleia a realização da inscrição diretamente na secretaria paroquial, com encontro na residência dos pais da criança e a celebração do Batismo feita na própria comunidade.