Por respeito

Está brotando entre lideranças de Içara a proposta de uma grande manifestação contra a implantação de quatro praças de pedágio no Sul de Santa Catarina. Para o Governo Federal, o martelo está batido, a decisão está tomada, mas empresários, políticos e representantes da Sociedade Civil não concordam. Não tem nada contra o pedágio. Todos entendem que pedagiar a rodovia é importante, o problema está no modelo. O que está sendo cobrado é o respeito com a região. Por isso, uma grande ação para chamar a atenção do governo começa a ser trabalhada. A intenção é bloquear o trânsito em cada um dos pontos onde o governo pretende implantar as praças. Um ato organizado, para mostrar força e chamar atenção de Brasília. Entendimento é que caso tudo se mantenha como está programado a região vai ter prejuízos. “Precisamos mostrar com organização, sem baderna, o nosso descontentamento. Queremos o mesmo tratamento, apenas isso”, justifica Renato Brígido, presidente do Observatório Social de Içara.

Positivo

Equipe da Prefeitura de Içara avaliou como positiva a edição desta semana do Fala Içara. Evento foi realizado no bairro Presidente Vargas e contou com uma boa presença de público. “A interação também foi bastante positiva. Encontro de alto nível. O foco do Fala Içara é ouvir a comunidade e isso tem funcionado bem”, avalia o prefeito Murialdo Gastaldon.

Alternativo

Depois de negociar ao longo de toda a semana e não chegar a um consenso o MDB de Içara pode ter um nome alternativo para o comando do partido. A disputa, por ora, está entre Fernando Mazuchetti e Rodrigues Mendes. Hora um, hora outro afirma ter a preferência dos colegas de diretório. Mas como o desafio é tentar unir e não dividir o partido um terceiro nome pode entrar em cena. Na sexta-feira começou a circular o nome de Adilton Tramontin como alternativa para a presidência do 15.

No encontro

Há mais ou menos 15 dias o vereador Toninho de Mello colocou o nome a disposição do MDB para disputar a eleição do próximo nome. Ele, aliás, está acompanhando de perto toda a movimentação no diretório do partido. Mesmo assim segue sendo convidado pela oposição para mudar de partido. Nesta quinta, ao lado das lideranças progressistas, ele acompanhou de perto a passagem do senador Jorginho Mello por Içara.

PL

O PL de Jorginho Mello segue se reforçando na região. Em Criciúma o partido anunciou a filiação do ex-MDB Jeferson Monteiro e agora trabalha para filiar também Júlia Zanata. O partido trabalha com foco na eleição do próximo ano. Neste momento o partido faz parte do Governo Salvaro, com Nicola Martins na FME, mas a manutenção da aliança não está definida.

Indefinido

O nome natural na disputa pela prefeitura de Siderópolis é o do vice prefeito Xande Feltrin. É o candidato do prefeito Alemão. O problema será garantir apoio das demais legendas. Tem muito partido que apoio Alemão nas duas últimas eleições e que agora quer o MDB cedendo a cabeça de chapa.

Novo momento

Diretor administrativo do Hospital São Donato destacou nesta sexta-feira, durante entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, o novo momento da instituição. Com crédito na praça o Hospital já tem dois bancos oferecendo financiamento para viabilizar a compra de um novo tomógrafo. “Devemos definir isso na próxima semana. Equipamento vai dar agilidade e mais segurança para os médicos e pacientes. O momento do Hospital é positivo e vamos terminar o ano no Azul”, celebra.

Condenado

Críticas feitas via WhatsApp ao prefeito Murialdo Gastaldon terminaram com a condenação de um morador de Içara. Terá que pagar R$ 3,5 mil pelas declarações consideradas pela justiça como caluniosas e difamatórias. Mas essa não é a única ação.