Vereadores farão Sessão Especial em comemoração aos 40 anos da Apae

42

Entidade foi fundada em 18 de outubro de 1979, mas iniciou suas atividades em março de 1980, com 13 alunos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara completa 40 anos de serviços prestados à comunidade neste mês de outubro. Para celebrar a data, a Câmara Municipal fará uma sessão especial na próxima terça-feira (22), com início às 19 horas.

Conforme o proponente da homenagem, o vereador Duca Zata, serão homenageados funcionários e colaboradores que estiveram presentes nesses anos de serviços prestados. “A Apae é uma das instituições mais queridas e respeitadas em todo nosso município. Como não foram poucas as pessoas que dedicaram suas vidas a essa causa, os homenageados da noite representarão todos os envolvidos nesses 40 anos de história”, comentou Zata.

Serão homenageados: Adelir Cabreira, Adilson Farias de Medeiros (in memoriam), Agenor Sartori Castagna, Alexandrina de Souza Silva (in memoriam), Altamiro Domingos Dagostin, Arnaldo Lodetti (in memoriam), Cleber Antenor Viana, Cristina Bitencourt, Diva Regina de Luca Borges, Emilia Valvassori, Iara Amândio Martinez, Jairo Ceoly Custódio, João Ramos Rousseng (in memoriam), Maria Neiva Mezari Borges, Maurino Perez Barbosa, Murialdo Canto Gastaldon, Nadir Lodetti, Natalino Salvato Bitencourt (in memoriam), Neusa Cechinel dos Santos, Sidirlene da Silva de Luca, Valmor Manoel Pacheco, Wilson Zanoni e Zulmira Bernardete Goulart da Rosa.

“Uma grande história construída a várias mãos, sempre promovendo a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Essa sessão é o reconhecimento do Poder Legislativo a todo esse trabalho realizado com muito amor e dedicação”, destacou o vereador Duca Zata.

A Apae de Içara foi fundada em 18 de outubro de 1979. Iniciou suas atividades, em março de 1980, com 13 alunos. O recurso para manutenção da escola advém de convênios com os governos federal, estadual e municipal, além de campanhas, eventos e a contribuição da comunidade em geral.

A Apae é entidade filantrópica, sem fins lucrativos, atendendo gratuitamente alunos nas áreas: educacional, saúde, assistência social, transporte, alimentação, atendimentos de fisioterapia, fonoaudióloga, psicologia, terapia ocupacional, psiquiatria, neurologia e enfermagem. Visa a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista na sociedade, na família, no ensino regular e no mercado de trabalho.

A escola atualmente atende 213 alunos na faixa de zero à idade adulta, conta com 48 funcionários. É composta por uma diretoria com 18 membros voluntários, tendo como presidente hoje Iara Amândio Martinez.