Sem chance

Tribunal Superior Eleitoral voltou a se manifestar nesta semana sobre a participação de faz de conta de mulheres no processo eleitoral. Depois de Valência do Piauí, agora os magistrados analisaram um caso registrado na cidade de Sombrio. Ficou comprovado que, na eleição passada, pelo menos duas chapas lançaram mulheres como candidatas apenas para cumprir a cota mínima de participação feminina. Na prática estas mulheres não participaram do processo, uma delas sequer recebeu votos. Diante do cenário, o TSE definiu por cassar todos os eleitos e todos os suplentes. Os votos recebidos pela chapa foram nulos e com isso a casa será toda recomposta. O caso foi acompanhado de perto pelo advogado Marcel Lodetti Fabris, o Tuca Lodetti. Fica o exemplo e o alerta para outras cidades e outras legendas. A participação da mulher é importante e precisa ser estimulada. Afora isso, a se lamentar, apenas a demora na decisão da Justiça Eleitoral.

Oposição se articula

A oposição ao prefeito Jairo Custódio vai se articulando no Balneário Rincão. Segundo o vereador João Piccolo (PT), a meta até o final do ano é consolidar o processo de fortalecimento do partido com a filiação de novas lideranças. “Precisamos de uma nominata forte de vereadores. No ano que vem não há mais coligação para a Câmara. Após isso vamos trabalhar porque queremos um candidato, queremos apresentar à população do Balneário Rincão uma alternativa de poder para ajudar no desenvolvimento da cidade”.

Epagri

Durante entrevista à Difusora, Piccolo também falou sobre a indicação feita ao prefeito Jairo Custódio. Quer uma extensão da Epagri na cidade. “Temos uma agricultura familiar com pequenos empreendedores e que ainda está engatinhando. Por isso a Epagri teria um papel fundamental para desenvolver esse setor”.

Tá Okey

Bolsonaro foi aos Estados Unidos e celebrou muito a indicação que Trump prometeu fazer para o Brasil participar da OCDE. Ontem, a carta do presidente estadunidense se tornou pública, mas indicava apenas a Argentina e a Romênia. Justificativa do Planalto é que está tudo certo e que os dois países estavam a frente na Fila. Tá Okey!

Parou

Empresa responsável pela construção da Praça do Bairro Presidente Vargas deixou a obra. Justificativa é que não tem recebido pelo trabalho. Segundo o secretário Arnaldinho Lodetti eles tem razão. “Obra tem recurso federal, via emenda parlamentar. A Caixa pagou só uma parcela em maio e desde então não repassou mais nada. Esse pagamento é feito pelo Governo Federal. Já cobramos do Ministério, mas até agora nada”, admite.

Clima segue quente

Na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça a tensão entre oposição e situação só aumenta. O tema segue o mesmo, a aprovação das contas exercício 2017 do prefeito Noi Coral. Mas nesta semana a novela ganhou um capítulo extra, apimentado. Um dos vereadores da situação, o professor Toninho de Lucca (PP) fez um pedido de informações. Queria saber detalhes de como andam as contas do legislativo. O que recebeu, o que gastou e onde gastou. Até ai tudo bem, o problema é que o pedido foi feito por alguém que tem acesso a estas informações. É mais ou menos como você ir ao banco para pedir ao seu gerente informações sobre a sua própria conta. Teve polêmica, clima quente e requerimento rejeitado. 7 a 2 foi o resultado.

Desdobramento

O pedido feito por Toninho não agradou. Tanto é que nos bastidores já há quem cogite a possibilidade de enquadrar o parlamentar por Quebra de Decoro Parlamentar. A avaliação é de que, ao fazer o pedido, Toninho tentou colocar o legislativo em uma saia justa e gerou imagem constrangedora para a casa. Não acredito que seja para tanto, mas desenhei esse cenário para mostrar como a situação está tensa.

Fora de tudo

Apontado até bem pouco como uma das lideranças regionais do MDB, Tinto Biff garante que não pretende disputar qualquer pleito tão cedo. Ele fez questão de dizer que está e vai continuar fora da política. “Estão falando que vou me filiar aqui ou ali. Convites tem, mas não pretendo me filiar. Estou fora de tudo e não vou participar do processo eleitoral. Quero colaborar, mas vou reestruturar o meu grupo. Por ora, sem filiações”.

Expectativa

Pode sair na próxima semana a decisão do TRE sobre o futuro do deputado Cleiton Salvaro. Ele tem duas ações contra deputados do PSB considerados infiéis. Se obtiver vitória em apenas um dos casos vai retornar ao Poder Legislativo de Santa Catarina. Expectativa no grupo de Cleiton está em alta.