A secretária de Assistência Social, Jucilene Fernandes, conhece a realidade de Balneário Rincão. Segundo ela, o primeiro atendimento é feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), chamado de porta de entrada para o atendimento das famílias. No CRAS é realizado o cadastramento das famílias no CadÚnico e, conforme o perfil apresentado, é feito o encaminhamento para os programas.

A secretária destaca que as famílias em situação de pobreza são encaminhadas para receber os benefícios. Somente o Benefício de Prestação Continuada, cerca de 400 famílias estão recebendo. O perfil para ter direito ao BPC são famílias em que os idosos não tenham contribuição suficiente à aposentaria e não apresentam condições para o ganho de renda suficiente para o sustento de todos que moram na casa. Também tem direito ao BPC as pessoas que possui alguma deficiência e a família não tem condições de conseguir o sustento.

Jucilene aponta que, em Balneário Rincão, as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social têm feito um trabalho em conjunto para identificar as famílias que estejam precisando de ajuda. Segundo ela, nos últimos anos, estão vindo para Balneário Rincão famílias de outros estados como o Rio Grande do Sul e Paraná com grande número de filhos e completamente dependente de ajuda. “Geralmente estas famílias vem para cá para tentar uma vida melhor, ou porque estão fugindo de algum problema de onde moravam como a violência e o tráfico de drogas”, explica.

A secretaria aponta que as famílias, ao chegar no município, acabam não encontrando emprego e passam a depender de algum benefício. Segundo ela, para ajudar, a Secretaria de Educação tem procurado realizar ações como a parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para a implantação de cursos profissionalizantes. Atualmente estão em andamento os cursos de Auxiliar Administrativo (160 horas) com 40 alunos e de Eletricista (200 horas) com 20 alunos.

Jucilene também aponta que a Secretaria de Educação tem executado projetos sociais nos contra turnos escolares para a ocupação das crianças. Os projetos em execução são o do caratê, ballet, zumba, jiu-jitsu, futebol, futsal em parceria com a Anjos do Futsal e atividades físicas.

Associação Mulheres do Mirassol ajuda comunidades

Uma das associações com trabalho assistencial para ajudar as comunidades carentes é a das Mulheres do Mirassol, que foi fundada por Tina Poluceno e que atualmente é coordenada por sua filha Simara Polucena. Na associação existe um grupo de mães com a participação de 20 mulheres que confeccionam trabalhos artesanais, como pinturas, pinturas em vidro e crochê. Toda a produção é vendida e a renda revertida para as famílias das comunidades do Mirassol e do Chico do Poço.

Outros trabalhos disponibilizados pela associação são a confecção de estopas e de ganchinhos. Na produção de estopas estão inseridas 20 famílias; e na produção dos ganchinhos estão 60 famílias, que acabam conseguindo uma renda extra mensal na faixa de R$ 200,00. “Parece pouco, mas para estas famílias ajuda na compra de alimentos e para o pagamento das contas da casa”, explica Simara.

Além dos trabalhos, a associação ainda serve sopão duas vezes por semana. Na terça-feira, o alimento é fornecido para as famílias do Mirassol; e nas quintas-feiras é a vez dos moradores do Chico do Poço. “Além de comer no local, as famílias ainda levam para casa para o outro dia”, ressalta Simara.

Geração de emprego e renda

A assistente social do CRAS de Balneário Rincão, Simone Serafim, que tem acompanhado as dificuldades das famílias, acredita que o desafogo da secretaria virá com a geração de emprego e renda. Segundo ela, o trabalho feito pelo prefeito Jairo Custódio na melhoria da infraestrutura do município tem atraído os olhares de empresários da região.

Simone lembra que recentemente foi anunciada a vinda de 12 novas empresas para se instalarem no município e com promessa de geração de 200 novos postos de trabalho. “A vinda destas empresas será o desafogo da Assistência Social”, pontua.

Para Jucilene Fernandes, a instalação do polo da Unesc será outro fator que irá movimentar a economia do município. “Virão estudantes de outras cidades estudar em Balneário Rincão e também a população local terá uma melhor qualificação”, acredita a secretária de Assistência Social.

Uma das principais fontes de renda da população economicamente ativa do Rincão é pesca. Na Colônia de Pescadores Z-33 estão inscritas 704 pessoas com direito ao defeso. Já 554 pessoas tem a pesca como segunda alternativa de renda e 282 conseguiram a aposentadoria como pescadores. “A pesca é uma grande fonte de renda, tanto para os pescadores profissionais, quanto para os artesanais”, pontua o presidente da Colônia de Pesca, João Picollo.

Raio-X da População do Balneário Rincão

  • Famílias: 3.200 (12.600 habitantes)
  • Famílias assistidas pelo CadÚnico: 1.500 famílias
  • Famílias no Bolsa Família e BPC: 800
  • Servidores públicos: 400
  • Aposentos: 3.600
  • Pescadores com direito a defeso: 704
  • Pescadores aposentados: 282
  • Moradores que tem a pesca como segunda alternativa de renda: 554