Caso foi registrado em Criciúma e confirmado pela Vigilância Epidemiológica

Um menino de 7 meses que deu entrada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) no domingo, morreu ontem sob a suspeita de meningite. A família mora em Criciúma e levou a criança com febre de 40ºC ao hospital, mas o quatro evoluiu para óbito em questão de horas, conforme informou Michele Hilário, enfermeira do setor de Agravos da Vigilância Epidemiológica de Criciúma.

“Não sabemos qual o tipo desta meningite, mas por se tratar de uma muito agressiva, provavelmente era a bacteriana. Ainda dependemos da análise de laboratório”, registrou Michele.

A creche frequentada pelo bebê recebeu visita dos técnicos da Vigilância. “Realizamos os bloqueios nos profissionais e nas crianças, nos reunimos com a direção repassando orientações”, explicou a enfermeira.

Segundo Michele, a criança estava com a carteira de vacinação em dia. “Como o bebê foi contaminada por bactéria, houve essa evolução rápida a ponto dele não resistir”, avaliou. Ainda segundo a enfermeira, até apresentar o quadro de febre alta, a criança estava bem e era assídua na escola e brincava bastante.

A Vigilância Epidemiológica investiga onde a criança pode ter sido contaminada. “É possível o portador não contrair a doença, mas transmiti-la. Todos os que tiveram contato recente com esta criança receberão medicação de prevenção”, informou Michele.

Para ficar longe desta doença, é necessário manter os ambientes ventilados e higienizados. Os sintomas nas crianças são febre alta, dor de cabeça, choro constante e manchas pelo corpo.