Novas obras

Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon cumpriu roteiro em Brasília na quarta-feira e aproveitou para apresentar aos deputados Ricardo Guidi, Carlos Chiodini, Coronel Armando e também para o senador Dário Berger o projeto da Rota Açoriana. Segundo o prefeito, restam menos de três quilômetros para concluir a obra que faz a ligação entre Sanga Funda, Campo Mãe Luzia até o limite com Araranguá. “Esse foi um dos principais focos de nossa passagem por Brasília. O desafio é garantir recursos para deixar ela totalmente concluída até o final do atual mandato”, justifica o prefeito. Murialdo também apresentou o projeto do acesso norte de Içara, que vai passar em frente ao condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira. O trajeto permitirá a criação de uma rota de desenvolvimento para os bairros Esperança, Ronco d´Água e Linha Pascoalini.

Avaliando

Governo Federal estuda a possibilidade de apresentar uma proposta de emenda constitucional para congelar, por pelo menos dois anos, os reajustes do salário mínimo. Congressistas já garantem que não há clima para a matéria passar na casa. Vale lembrar que o atual governo já mudou a regra para reajuste do salário mínimo. Não há mais necessidade de ganho real no reajuste. Mínimo agora vai ter só o repasse da inflação.

Rocinha

Deputada Geovania de Sá reforçou ontem, durante entrevista à Difusora, a confirmação de que os recursos para a Serra da Rocinha estão liberados para 2020. “Não está no orçamento porque o recurso já está empenhado. São restos a pagar, a verba é deste ano. A obra vai ser concluída no ano que vem e ajudará a impulsionar o desenvolvimento de toda a região”, ressalta a deputada.

Fundo eleitoral

Deputada também comentou a aprovação das novas regras para o fundo eleitoral. Ela deixou claro o descontentamento com a medida. “O país tem assuntos bem mais sérios para serem discutidos. Não era o momento de tratar de aumento de fundo partidário, mas a maioria deliberou neste sentido e a proposta vai agora para as mãos do presidente”.

Aumentou

Petrobras aumenta preço do diesel em 4,2% e da gasolina em 3,5%. Reajuste passou a valer ontem e o repasse para os consumidores depende de cada posto.

Bolão da firma

Sabe aquele bolão da firma? Pois então, os funcionários da liderança do PT na Câmara resolveram fazer. Foram 48 participantes e cada um investiu 10 reais. Marcaram 04 11 16 22 29 33 e levaram os 120 milhões de reais. Cada um vai levar mais de 2,5 milhões para casa.

Caso Cleiton

Até o fechamento da coluna não havia informação sobre o possível julgamento do deputado Bruno Souza. O julgamento interessa ao deputado Cleiton Salvaro, que ficou como suplente na última eleição. Ele pode recuperar hoje sua condição deputado caso a Justiça Eleitoral enquadre Souza por infidelidade partidária. Eleito pelo PSB, ele deixou o partido pouco depois da eleição. Cleiton já esteve mais otimista, mas a manifestação do Ministério Público Eleitoral favorável a Bruno Souza deixou o Pessebista com as barbas de molho.

PL

Ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo confirmou as articulações para recompor o PL em toda a região. “Temos trabalhado bastante. Devemos ter pelo menos 13 candidatos a prefeito nos 27 municípios da Amrec e Amesc e mais uma dezena de candidatos a vice. Muitas lideranças estão sendo chamadas para o partido que, de fato, se apresenta como grande novidade no processo”. Entre os nomes convidados para o PL está o do ex emedebista Tinto Biff.

Unesc

Coletiva programada para a próxima terça-feira vai detalhar em Araranguá o novo campus da Unesc no Vale. É a consolidação do processo de reestruturação e fortalecimento da Unesc como fomentador de conhecimento e desenvolvimento regional.