Setembro Amarelo é trabalhado com lembranças motivadoras

571

Atendimentos do Ambulatório de Saúde Mental contam com frases que inspiram pacientes

Hoje, dia 10, lembra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi estipulada para que se tenha mais espaço para falar sobre a vida. No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para propagar atividades que valorizem a vida.

As atividades relacionadas ao Setembro Amarelo estão sendo realizadas em Içara desde o início do mês pela equipe de atendimento do Ambulatório de Saúde Mental (AMS).

A equipe realizou a confecção de cartões com frases motivadoras, que estão sendo entregues aos pacientes que frequentam o AMS. “Percebemos que se deve falar do assunto e esse é um fator que chama a atenção das pessoas. Todos devemos ficar cientes de que a depressão pode atingir qualquer um de nós”, comentou a coordenadora do AMS, Mariléia Pacheco, a Leka.

Além da decoração em amarelo, reforçando o sentido da campanha, os pacientes também ganham o laço amarelo, símbolo da campanha. “A mudança de comportamento é um fator que deve ser observado e temos a preocupação de atingir mais pessoas, fazendo sempre o trabalho de divulgação”, completou Leka.

Dados coletadas no ambulatório apontam que no mês de julho de 2019 foram realizadas 668 consultas, sendo 189 de psicologia adulta, 176 de psicologia infantil, 263 de psiquiatria adulta e 40 de psiquiatria infantil.

Números que reforçam a preocupação com o atendimento. “Os números estão aumentando nos últimos anos e por isso de pensar em atividades de prevenção, que façam com que o assunto chegue principalmente em jovens, que tem aumentado o número de consultas”, disse a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.