Mampituba passa por obras para receber a Copa Davis

30

Previsão para conclusão dos trabalhos de melhoria é 10 de setembro, três dias antes do evento

A próxima etapa da Copa Davis, um dos eventos internacionais mais prestigiados do tênis, será realizada na Sociedade Recreativa Mampituba, local escolhido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) pela infraestrutura privilegiada. O clube criciumense tem 13 quadras para a prática de tênis, sendo seis delas cobertas.

Mesmo assim, para sediar a próxima etapa da Copa Davis, que ocorre nos dias 13 e 14 de setembro, o Mampituba precisou fazer alguns ajustes. O principal era a instalação de uma arquibancada móvel, elevando a capacidade do público que vai prestigiar o evento. Serão, aproximadamente, 1,5 mil lugares.

“As cadeiras devem ser colocadas até segunda-feira. A lycra e o envelopamento devem ser instalados entre os dias 6 e 9 de setembro. A previsão para a conclusão das obras de melhoria estrutural é dia 10 de setembro”, destacou o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias.

Pela primeira vez na história, Criciúma recebe uma edição da Copa Davis. O Mampituba receberá o Zonal Americano I da competição, em que o Time Brasil vai enfrentar a equipe de Barbados. Os brasileiros precisam da vitória para retornar aos Playoffs do Grupo Mundial. A decisão será em melhor de cinco partidas. Desta forma, dois jogos simples acontecem na sexta-feira (13/9), um jogo de duplas acontece no sábado (14/9) e neste dia, se necessário, outros dois jogos simples podem acontecer.

O duelo contra Barbados será o primeiro confronto da equipe brasileira após a confirmação de Jaime Oncins como novo capitão do time da Davis. Para enfrentar o país caribenho, o treinador solicitou um local com quadra de saibro aberta a nível do mar, requisitos que se encaixam nas características do clube criciumense.

“O número 1 deles, Darian King, tem um calendário voltado para quadra dura o ano inteiro, ele usa bem a velocidade do adversário. Por isso, tive a preferência por escolher o saibro, em uma quadra no nível do mar, com temperatura amena, para deixar o jogo mais lento. Os nossos jogadores não têm problemas em gerar velocidade na bola, estão acostumados a essas condições, em que jogamos várias vezes. A escolha do local foi exatamente como a gente queria. Precisávamos de um lugar com bastante quadras, para ajudar nos treinamentos, com instalações que permitam as equipes se prepararem da melhor forma”, explicou Oncins quando da definição do local.

A Sociedade Recreativa Mampituba já sediou as três últimas edições do Banana Bowl, um dos maiores torneios juvenis de tênis do mundo. Nos anos de 2009 e 2007 recebeu também edições de Futures da ITF (Federação Internacional de Tênis). Outras competições em nível nacional aconteceram no clube.