É época da colheita de melancia

125

Produtores começaram a colher os frutos em novembro e devem terminar em janeiro, com a projeção de produzir até 50 toneladas por hectare

Içara

Morador da comunidade de Campo Mãe Luzia, Júnior Cardoso Réus representa a terceira geração da família a se dedicar ao plantio de melancias em Içara. “Tenho 32 anos e trabalho desde pequenininho. Meu pai tem 60 anos e sempre plantou melancia. Mas tudo começou com o meu avô”, comenta o agricultor.

“Antigamente, meu avô levava as melancias de carroça para vender em Araranguá. Mais de 20 carroças por dia, atravessando a balsa. Essa tradição se manteve, a produção continua, só que agora nós ‘puxamos’ de caminhonete e não mais de carroça”, compara.

A área de plantio este ano é de quatro hectares, com a projeção de produzir 100 toneladas da fruta. “Iniciamos a colheita no dia 20 de novembro e vamos até 20 de janeiro. Se mantiver a mesma produção que está agora, esperamos colher umas 25 toneladas por hectare. É uma produtividade boa. É possível colher até 40 toneladas por hectare, mas para isso precisa sair tudo certo”, ressalta.

Conforme o produtor, as condições climáticas têm colaborado para uma boa safra, com chuvas dentro da normalidade. “Se chover muito na época que está florescendo, acaba prejudicando a polinização das abelhas, que não ‘trabalham’ com chuva. As frutas estão sadias, bem doces. Mas não colhemos tudo ainda e é preciso dar uma chuvinha a cada semana ou dez dias, para a melancia poder crescer”, explica.

A proteção das frutas é feita sempre que há a previsão de sol por um período mais longo. “Colocamos papel, jornal sobre as melancias e agora tem um protetor solar também, um produto natural que é aplicado e dissolve na água”, detalha Júnior.

Temperaturas

“Em relação a eventos climáticos, o que observamos foi novembro e dezembro com temperaturas mais baixas que o convencional. Como a melancia é uma planta de clima tropical, essa temperatura mais baixa pode afetar um pouco a produtividade, mas não temos como estimar isso. Acredito que não terá grande variação na produtividade”, indica a engenheira agrônoma Beatriz Bez Birolo, do escritório da Epagri em Içara.

Segundo ela, o município conta com aproximadamente 50 hectares de área plantada, que varia devido à atuação de arrendatários, e a projeção é de uma média de 50 toneladas por hectare.

“Para o pessoal que plantou na época recomendada, a safra tende a ser muito boa, pois escapou da estiagem que ocorreu no mês de outubro. Os principais cultivares que temos no município são Top Gun e Sweet K. A produção está mais concentrada na região do Campo Mãe Luzia e Coqueiros”, informa Beatriz.

Os dados da Pesquisa Agrícola Municipal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Içara produziu 760 toneladas da fruta em 2020, em 40 hectares plantados. Há plantio também na comunidade de Boa Vista, além de Lagoa dos Freitas, em Balneário Rincão.

A maior parte da produção vai para atravessadores, para a revenda a supermercadistas e atacadistas que distribuem em São Paulo e outros estados. Boa parte é vendida também no comércio local e diretamente ao consumidor. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara