Em dois anos, a Associação Empresarial de Içara aumentou 4% o quadro de associados, triplicou o faturamento, investiu R$ 30 mil em equipamentos e no ambiente, além disso, capacitou mais de 1,6 mil pessoas em 31 eventos. Mas, não são apenas os números que traduzem os resultados alcançados de 2017 a 2019. “As estatísticas representam uma parte do que conseguimos devolver às empresas e à sociedade. Acredito que o principal impacto dessa gestão foi o estímulo a cultura empreendedora com a apresentação de novos conceitos para a modernização empresarial”, coloca o presidente Ramiro Cardoso.

Atualmente, a ACII é a 42ª maior associação empresarial do estado dentre 147 entidades que compõem a Facisc. No extremo Sul, por vez, ocupa a terceira posição em associados e segunda colocação em utilização de serviços. “Em virtude dos avanços obtidos diante do porte da nossa cidade, nos tornamos uma referência em Santa Catarina”, completa Ramiro. Os avanços alcançados foram apresentados na Convenção de Soluções Empresariais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina em março.

“Evoluímos muito nestes dois anos. Além dos novos serviços, dobramos o número de colaboradores, trouxemos novas capacitações e eventos empresariais, organizamos a gestão interna e nos tornamos referência no estado. Quem nos visita, outras entidades e até mesmo a Facisc, se surpreende com o tamanho da ACII, de como conseguimos gerar grandes resultados com estrutura e equipe enxuta. Este é o nosso diferencial, fazer mais com menos, o sonho de qualquer empresa”, indica o secretário executivo da ACII, Deinyffer Marangoni.

  • Bate-papo com o Presidente Ramiro Cardoso

Qual a sua avaliação sobre a gestão realizada?

Em 15 de agosto de 2017 parecia uma eternidade os dois anos que teríamos pela frente. Agora, em 2019, vejo que dois anos se pareceram apenas dois meses. Mas foi suficiente para propiciarmos um ambiente de inovações às empresas e também para a própria ACII. Os números alcançados ao longo deste período mostram um amadurecimento da entidade com a sinergia criada entre uma gestão e outra.

O que fica dessa segunda experiência na presidência?

Fui um dos fundadores da ACII e retornei nesta gestão com o propósito de transformar a entidade na Casa do Empresário. Ampliamos os serviços, trouxemos temas importantes da cidade para debate dentro da associação e também participamos ativamente das atividades do Município. Agradecemos aos associados que acreditaram em nosso trabalho, aos patrocinadores que nos apoiaram a cada evento, aos colaboradores que dedicaram seus esforços para executar o planejamento e, por fim, a participação voluntária de todos os diretores e conselheiros que não mediram esforços para fazer a ACII crescer. A colaboração de cada um é que resultou no sucesso dessa gestão, tornando a Casa do Empresário um lar de todos.

Como projeta Içara para os próximos 50 anos?

Içara tem uma economia diversificada. Isso é muito importante para que a cidade tenha um crescimento constante. Somos um município com muitas rodovias. Além disso, temos interligação com o porto de Imbituba pela ferrovia e o povo daqui é muito empreendedor. O desafio agora é colocar essa projeção em lei com o Plano Diretor e o mapeamento das necessidades locais para o investimento da iniciativa privada. Precisamos ter muito bem definidas as áreas definidas para não haver conflitos com áreas residenciais. Içara é uma cidade muito promissora. E só depende da sua capacidade de organização para se transformar em uma cidade cada vez mais autossustentável.

Inovações da Gestão 2017-2019

SEI: O Seminário de Empreendedorismo e Inovação foi criado em 2018 com o objetivo de incentivar novas práticas em Içara inspiradas em cases de sucesso e também em profissionais de referência no mercado.

Banco de Talentos: junto com um site mais dinâmico, a ACII lançou também o Banco de Talentos em 2018. E desde então, mais de 100 oportunidades de trabalho foram disponibilizadas em www.aciicara.com.br.

Certificado Digital: A Associação Empresarial de Içara foi transformada em uma autoridade de registro em certificação digital neste ano. Isto significa que a entidade está autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação a realizar diretamente a validação dos dados destinados a emissão do documento.

Convênios: o propósito da ACII é oferecer serviços que atendam as necessidades das empresas locais. Além de ferramentas e capacitação, há também convênios. Na gestão 2017-2019 a oferta de descontos aos associados foi estendida aos setores da educação com a adesão de universidades e outras instituições de ensino, além da inclusão de planos de saúde.

PPG: O Programa Práticas de Gestão representa um avanço nas capacitações realizadas pela ACII, neste ano, realizadas como um projeto de educação continuada para fortalecer as empresas locais em diferentes setores e otimizar os resultados.

Voz Única: o projeto realizado pela Facisc levou aos candidatos pleitos regionais. E Içara garantiu a inclusão de pautas da cidade por meio da ACII na cartilha O Que SC Precisa. Entre as prioridades foi inclusa a manutenção do Hospital São Donato; apoio na implantação do Terminal Intermodal Sul; melhoria na sinalização do acesso de Içara na BR-101; construção da sede do Corpo de Bombeiros de Içara; além da instalação de hidrantes na SC-445 e áreas industriais.

Café 360: com as agendas apertadas entre a rotina de reuniões e as preocupações de cumprir com os objetivos, dificilmente os empreendedores conseguem uma pausa nas atividades e um local para encontrar outros empreendedores que compartilham os mesmos desafios. A  proposta do café é unir conhecimento, relacionamento e gerar negócios.