Família Conti foi responsável pela vestimenta do santo para este ano

A paramentação de São Donato, que corresponde à troca da vestimenta do Santo, novamente virou tradição no município içarense. Todos os anos, na semana que antecede a Festa de São Donato, acontece a troca da roupa de São Donato, que permanece até o ano seguinte.

Ainda no ano passado, a família Conti foi anunciada para produzir as vestes de São Donato para 2019. “A paramentação é rápida, a troca de roupa que é algo muito emocionante acontece em minutos, mas não é só a paramentação, é o processo todo. A família ficou muito animada e envolvida com tudo, em decidir que roupa, a cor o modelo, tudo é muito especial”, revela o professor Janio Conti.

Ele conta que a ansiedade e a emoção tomam conta de todos no dia em que é feita a paramentação do Santo. “Gera toda expectativa, inclusive porque a maioria da família também só viu a roupa pela primeira vez no momento da troca, assim como toda a comunidade”, conta.

O professor conta que desde as primeiras festas de São Donato era comum a realização da paramentação. “Depois ficou por um longo tempo sem este rito religioso, que foi retomado pelo padre Antonio Vander. E entendemos que a retomada destes momentos fortalecem a identidade da comunidade e a participação das famílias”, explica Janio.

Em todas as comunidades

O padroeiro da cidade passa por todas as comunidades com a nova vestimenta. A ideia da imagem de São Donato visitar todas as comunidades foi do Padre Antoninho Rossi. Esta é a primeira vez que isso acontece.

“Já que a festa é do padroeiro do município, nada mais justo que todas as comunidades sejam representadas. Desta forma, a visita do padroeiro gera em cada comunidade uma movimentação desde a recepção do padroeiro até as caravanas que desfilam com a imagem fazendo com que todo o município se envolva”, declara Janio Conti.

O engajamento familiar não se dá apenas na família Conti. Conforme Janio, a visita do padroeiro nas comunidades fez com que várias famílias estivessem comprometidas com a elaboração da recepção do padroeiro em suas respectivas comunidades.

“O engajamento familiar é incrível. Você encontra, em cada comunidade visitada, as famílias demonstrando sua fé e ajudando da forma que é possível: decorando as Igrejas, acompanhando as caravanas”, declara Janio.

Segundo ele, o município de transforma nestes dias de festa. “É muito importante manter a tradição e principalmente dar a importância merecida a esta festa que reúne a todos”, conclui Janio.

Caravana percorre Içara

Em 2019, São Donato percorreu 19 comunidades de Içara. “A festa de São Donato é de grande importância em Içara, porque é a maior festa religiosa do município. Nós celebramos essa festa com muita alegria e levar São Donato às comunidades é muito importante, no sentido em que ele é o padroeiro do município”, declara o padre Antoninho Rossi,

Túlio Búrigo Niero, coordenador do Conselho Pastoral de Içara conta que a caravana iniciou em 15 de julho e passou diariamente pelas comunidades da Paróquia São Donato, com destino final à Igreja Matriz, na última sexta-feira, através de uma caravana que iniciou no bairro Jaqueline em direção ao Centro.

“Esse ano a caravana ainda passou pelas três comunidades que não farão parte da Paróquia no próximo ano. De modo especial, esse ano a gente decidiu retomar essa caravana para que realmente o Santo da Paróquia pudesse passar por todas as comunidades e visitar todos os bairros. São Donato é padroeiro de toda paróquia e não só da comunidade do centro”, declara Túlio.

“Ele passou por todas as comunidades e traz de volta esse pertencimento da comunidade à Paróquia. Porque algumas pessoas não conseguem sair da comunidade para vir ao centro da cidade, então o padroeiro foi até a comunidade para que todos pudessem sentir a presença do padroeiro em suas respectivas comunidades”, completa Túlio.